Interior do Amazonas- O prefeito de Novo Airão, Wilson Santos (PSDB), teve seu mandato cassado monocraticamente pelo ministro Tarcísio Vieira Neto, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no final da tarde de hoje (14).

O ministro negou seguimento a recursos especiais e manteve a condenação e perda de mandato e direotos políticos do prefeito e de seu vice Tiburtino da Silva (DEM).

Wilton Santos(PSDB), prefeito cassado de Novo Airão – foto: Facebook

Em última instância, tanto Wilton quanto Tirbutino tentavam reverter decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TER_AM), ocorrida em 2016. A pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), o Tribunal Eleitoral anulou a eleição depois de não reconhecer o registro de candidatura da chapa, a mesma que teria vencido as eleições.

Com a decisão, que provavelmente não cabe recursos, Wilton deixa de ser prefeito de Novo Airão e abre caminho para uma eleição suplementar no município de Novo Airão.

Durante o jogo do Flamengo, morador do município postou uma foto no grupo de Whatsapp, comemorando – Foto: Fredson Frederico

Agora no início da noite, ouvia-se muitos tiros de foguetes em vário pontos da cidade. Em grupos de Whatsapp de moradores de Novo Airão, os participantes diziam que era uma manifestação de liberdade, por muitos anos de abandono e má administração no município, efetuado pelo grupo do agora ex-prefeito cassado Wilton Santos.

Partidários do segundo colocado nas eleições de 2016, Frederico Junior, saíram em carreata pela cidade tão logo souberam da decisão do TSE. Novo Airão esperava por essa decisão desde 2016.

Trechos da decisão….

   

Fonte Correio da Amazônia