Segundo a Bíblia Sagrada Cristã, a morte encontrou a humanidade pela desobediência do homem a Deus lá no livro de Gêneses, por isso, toda a humanidade recebeu um decreto de que após um período de vida, retornasse ao barro (pó) que originalmente fomos criados.

No dicionário a palavra MORTE que ( vem do latim mors), óbito, passamento, cessação completa da vida, da existência, etc.

Das situações após a morte é censo comum que não levamos nada dessa vida, nem bens e tão pouco, glória e fama.

Alguns confiam em médicos e na ciência para livra-los da morte e até congelam seu corpo a preço de verdadeiras fortunas, crendo que futuramente poderão retornar para essa vida, outros clamam ao seu Deus que o livre da morte, em ambos os casos, com exceção dos suicidas, é certo que ninguém quer morrer.

Entre os sete maiores mistérios do universo segundo a ciência , existe um estado de quase-morte, onde milhares de pessoas que tiveram morte clínica e foram trazidas a vida, afirmaram terem vivido uma experiência sobrenatural, muitos médicos falam em alucinação por falta de oxigênio, enfim, não há consenso.

O intrigante é que os que viveram essa experiência tem acesso as  informações que seriam desconhecidas numa existência natural, um milagre, e é certo que a consciência não reside no cérebro segundo aos doutos.

As religiões nos fazem crer que somos eternos e que dependendo da nossa vida passaremos essa eternidade no céu com Deus da bíblia ou no inferno com o diabo.

Sobre essa perspectiva, eu e você podemos escolhe sermos amigos de Deus e viver eternamente com ele ou amigos do diabo, o que você escolhe?

Na oportunidade da festa do Halloween, trago a discursão esse tema, para que você conheça sua origem, o que está sendo comemorado e como essa cultura chegou ao Brasil.

Halloween, mas conhecido como o dia das bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos.

Tido como um evento tradicional e cultural, originou-se com o povo Celta (5 a. C), o povo acreditava que os mortos saiam dos seus túmulos para visitar os vivos e possuí-los para estragar a sua colheita. Posteriormente, temos registro desse termo escocês HALLOWEEN a partir da peste bubônica que dizimou quase a metade da população do continente europeu, levando os católicos da época a um grande SENTIMENTO de medo e preocupação com a morte. Por isso, multiplicaram-se as missas com representações da fragilidade da existência humana, inclusive incorporando a dança, e na França foram incrementadas o uso de fantasias a semelhança do que é hoje.

Mais comemorado nos Estados Unidos, a festa do Halloween foi introduzida com a chegada dos Irlandeses e através dos norte americanos foi introduzida no Brasil, ainda houve uma tentativa de se insurgir contra a comemoração, instituindo-se o dia 31 de outubro com o Saci-Pererê, personagem do folclore nacional.

Um dos símbolos mais marcantes do Halloween são as bruxas, reza a lenda que elas se reuniam com o diabo para uma espécie de festa e comemoração no dia 31 de outubro e chegavam a festa voando em suas vassouras e enfeitiçando qualquer um que estivesse nas ruas.

Enfim, a humanidade vive as voltas com esse tema: a morte.

No século XI os Papas Silvestre II, João VII e Leão IX obrigaram a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia passa a ser comemorado 2 de novembro porque 1 de novembro é a Festa de todos os Santos, tudo originou-se com os rituais Celtas que invocavam e homenageavam os mortos, e assim, entre o medo, a obrigação e a falta de conhecimento, os cristãos passaram a rezar pelas almas dos falecidos, acreditando que estes necessitam de oração, grifam os historiadores.

No México, o dia dos mortos é comemorado com comida, dança e alegria, embora no Brasil seja um dia de tristeza e saudade.

E você como lida com a morte?

Saber o significado da festa do HALLOWEEN, do dia dos finados trouxe clareza aos seus sentimentos sobre o significado da morte?

Sendo a morte a nossa única certeza ao nascermos, é certo que ninguém pode fugir dela.

No livro de Apocalipse existe uma frase tenebrosa: “… que chamaremos a morte e ela não virá”…Mas o que será que isso significa?

Se você já perdeu alguém que amava muito como eu, sabe que a saudade bate forte e as vezes algumas pessoas precisam de ajuda para poder superar. Se esse for o seu caso, fale comigo eu posso ajudar.

Artigo: Munira Rocha – Colunista do Portal CM7