Mas afinal o que medo? A origem da palavra medo é desconhecido,  Etimologicamente é igual a temor derivado de “Timor”, medo do verbo temer, recear, apreensão, insegurança é uma pessoa que tem medinho de ser apanhada em falta e por isso trata de fazer tudo certo.

O medo é uma perturbação angustiosa perante um risco, uma ameaça real ou imaginária. Também se refere ao receio ou a apreensão que alguém tem de que venha a acontecer algo contrário aquilo que pretende.

O medo é uma emoção contrária a coragem. Para a Bíblia há espírito de medo, mas Deus nos deu espírito de poder, que lança fora todo o medo.

Se pergunte: como farei essa prova? Com poder e coragem, ou com medo?

Agora quero que você lembre, qual a pessoa mais corajosa que você conhece? Dentre elas, algumas passou no vestibular para o curso que você almeja?

Vamos fazer um exercício de reprogramação?

Pega um pedaço de papel, uma caneta e escreva o nome de três pessoas que você conhece e que passaram no vestibular. Agora para cada uma delas você irá escrever quatro aspectos positivos  relacionados a capacidade de terem passado no vestibular. Por exemplo, eu vou escolher Lara, minha filha: a Lara é capaz,  inteligente, esforçada  e focada.

Entenderam? Muito bem! Agora você fará a mesma coisa para quatro pessoas. Só prossiga a leitura após relacionar as três pessoas que passaram no vestibular e os quatro aspectos positivos para cada uma delas em relação exclusivamente a esse fato.

Agora de posse da lista com os nomes e seus respectivos aspectos positivos, dirija-se ao espelho. Quanto maior o espelho, melhor. Esteja de preferência sozinho e garanta que o ambiente seja o mais tranquilo possível. Olhe dentro dos olhos do seu reflexo no espelho e fale em voz alta os doze aspectos positivos elencados na lista.

Caro leitor você só consegue ver no outro aquilo que você tem. Eu vi que a Lara é capaz porque eu também sou. Quando você enxerga aspectos positivos nos outros, saiba que você também os possui. Essa ferramenta vale para muitas situações da vida.

Quero estender esse artigo aos pais? Que tal chamar seu filho e dizer o quanto você acredita nele? Dizer que ele é vitorioso, reforçar o quanto você acredita e confia nos dois dele e no quanto você é o apoio na vida e que tudo isso independe dos seus resultados.

Ao colega, parente e amigo de alguém que fará essa prova do Enem, mande uma mensagem de apoio e deseje concentração e sucesso, mas acima de tudo demonstre que você se importa com ele.

Você pode lembrar de alguma situação na vida da pessoa que irá fazer a prova, uma situação de superação.

Quero que abrace essa pessoa por 40 segundos e diga para ela que já deu certo, Afinal tudo é permitido quando estamos vivos, que ela pode contar com você.

E seria lindo também papai e mamãe, preparar uma surpresa com duas garrafas de água, sem rótulo é claro, uma ou duas barras de chocolate e uma caneta nova e dar para o seu filho. Pode ser? Comunique em palavras e ações o seu amor incondicional.

Quem ama cuida! Quem se ama, se permite ser cuidado, amar e ser amado.

Liberte suas emoções e boa prova. Se você gostou da coluna, compartilhe, deixe seu comentário no portal, me siga no Facebook e Instagram, @munirarocha12.