Você que vai fazer a prova do vestibular esse fim de semana tem se arrependido das suas decisões?

Como tem sido o seu processo de tomada de decisão?

Você toma suas decisões com base nas suas experiências vividas ou na experiência de outras pessoas? Com base na emoção ou no impulso?

Você toma decisões rapidamente ou precisa dormir uma noite e no dia seguinte decide?

Ou você não decide e apenas deixa a vida te levar?

O processo de tomada de decisão tem um desgaste físico e psicológico.

Decisões são tomadas por ações e também por omissões. Quando você decide não lidar com a decisão, você já decidiu se omitir. Falando ou calando, agindo ou ficando inerte você decidiu.

Você sabia que eu e você temos uma decisão padrão que norteia nossa vida, isso foi matéria de estudo, usando-se como base uma pesquisa realizada, que estudou as decisões judiciais.

Isso ocorre, por exemplo, quando estamos cansados e ficamos sem força de vontade.

Quem nunca fez um monte de compras no final do expediente ou de um dia difícil e depois se arrependeu? Ou marcou  no caderno de prova todas as letras A, sem focar que existe critério ate pra chutar na prova do vestibular?

Qual seu padrão decisório?

Se estiver sem força de vontade, vai estudar ou assistir televisão?

Se você se entregar padrão mediano suas decisões serão medianas ou extraordinárias? O que queremos? Queremos uma vida medíocre? Ou uma vida com propósito ou legado? Uma aprovação ou mais um ano de cursinho?

Muitos de nós temos esquecido que temos uma bateria (energia esgotável) e que essa bateria acaba e que teremos que recarregar as forças e quando começamos a enfraquecer não devemos tomar decisões.

Com essa informação, quais as questões de prova que você decide iniciar executando e qual questão deixarão para o fim do tempo?

Existem pessoas mais ativas durante o dia, outras seu metabolismo funciona mais rapidamente à noite, devemos identificar essa questão. E você, em que horário é mais ativo?

Caso o horário da sua prova for diverso do seu ponto alto de energia, que cuidados você poderia utilizar para potencializar seus resultados?

Como você pode obter resultados diferentes identificando seu horário mais produtivo?

Por que você tem medo? Você estudou! O contrário do medo é a coragem, busque em sua mente lembranças que você foi muito corajoso (a)… Pronto! Você descobriu que a coragem é um sentimento que você domina, decida usá-la, você pode você já fez isso antes… Até chegar a prova do ENEM foram muitas aprovações que te possibilitaram estar fazendo essa prova agora, é só mais uma prova. A coragem não é ausências de medo, coragem é uma SUPER AÇÃO. Concentre-se, respire fundo três vezes, se espreguicem na cadeira, tome muita água, é comprovado cientificamente que a ingestão de água favorece ao processo produtivo intelectual.

O quê ou quem você perdeu por tomar decisões impensadas?

Tome suas decisões nos momentos de grande energia para que você tenha bastante força de vontade para executá-las.

Vou listar coisas que consomem a força de vontade:

Programar novos comportamentos, filtrar distrações, resistir a tentações, suprimir emoções, restringir agressividade, fazer testes, tentar impressionar os outros, lidar com medo, fazer algo que não gosta.

Na hora da prova pense no como você é corajoso (a), você chegou ali, após longos anos de estudo, a maioria nunca fracassou porque nem tentou, você tem disciplina para planejar sua vida e está disposto a dar o seu melhor, use o estresse a seu favor ele te deixara mais atento.

Decisões importantes podem definir toda a sua trajetória, essa é a razão de mais uma prova, você já venceu muitas e vencerá essa também, olhe pra ela, é só uma folha de papel, ela não é capaz de definir quem você é ou o que você sabe, é só mais um degrau, você pode e fará.

Agora você tem parâmetros para preparar sua mente para melhorar o seu processo decisório, e vencer a prova do ENEM e tantas outras que virão.

Caro leitor, o que você fez ou ainda não fez é pelo que você ainda não sabia o passado não existe, viva o presente com poder e coragem.

Tomando como base as  informações acima, o que você fará diferente? Ou você ainda tem tempo para procrastinar?

Liberte suas emoções, se você gostou do texto, compartilhe, deixe o seu recado no Portal CM7 ou ainda fale comigo em minhas redes sociais Facebook Munira Rocha e Instagram @munirazacarias12 .