Como se livrar dos comportamentos que fazem mal a sua vida?
Quais das suas características que são determinantes para o seu sucesso?
O que tem te impedido de chegar aonde sempre sonhou?
O que tem te levado a um ciclo de autodestruição?
Mas afinal, por que você está lendo esta coluna? Onde esse tema te tocou? Mudar nesta área faz sentido para você?
Quais são seus dons e talentos? Quais são os seus sonhos? No que você poderia se tornar se identificasse seus pontos mais fortes? E eliminasse suas piores limitações?
Sim, as suas limitações pessoais. Já entendi você não conhece o seu perfil de personalidade… Você é extrovertido? Dominante? Analítico ou Paciente?
Se você quer dar um mergulho rumo ao autoconhecimento, eu tenho uma ferramenta que poderá resolver essa questão, chama-se SOAR, poderemos em um dia obter respostas fantásticas que trarão clareza sobre o seu perfil e você compreenderá porque age de certa forma, conhecerá o seu padrão de personalidade, e aí você pode me perguntar: mas Munira por que eu deveria querer saber qual o, meu perfil? Em que isso poderá me ajudar?
Trará esclarecimento sobre seus comportamentos e, dessa forma você poderá reforçar seus dons e talentos e aplica-los em um bem maior, identificar e flexibilizar seus pontos fracos, descobrir se o seu foco é nas pessoas ou nos resultados?
Temos fronteiras, essas fronteiras são construídas por nossas limitações pessoais, independentemente do quanto somos talentosas, nossos comportamentos limitantes irão determinar os quantos de sucesso teremos. Certamente você conhece pessoas muito talentosas que não tem sucesso.
As pessoas que amamos merecem o melhor de nós, com o autoconhecimento, há uma boa chance de descobrirmos algo que possamos melhorar em diversas áreas de nossas vidas, acredito que os benefícios possam compensar os seus medos iniciais, pois nesse mundo, quem tiver menos limitações, chegará ao pódio primeiro, sabemos que não é o maior corredor que vence e sim que tem a mentalidade de vencedor que leva a medalha.
Vou relacionar as dez maiores limitações pessoais para que você possa se identificar ou não a sua:
. EXCESSO DE CONFIANÇA – Você é teimoso?
. POUCA CONFIANÇA – Você gostaria de ser mais confiante?
. SUPERPROTEÇÃO – Você tem dificuldade de dizer não?
. SER EXIGENTE, IMPLICANTE: Você é muito exigente consigo e com os demais?
. POUCO AFÁVEL – Já disseram que é difícil entender você?
. PAIXÃO, VISÃO OU VIGOR BAIXA – As pessoas interpretam errado o seu jeito descolado de ser?
. EXCESSIVAMENTE DOMINANTE – Você completa as frases das outras pessoas?
. RESISTENTE A MUDANÇAS – M UDANÇAS E INCERTEZAS DEIXAM VOCÊ NERVOSO?
. AGRESSIVO, RAIVOSO – Em desavença você tende a dar a última palavra?
. POUCO ALTO CONTROLE, IMPULSIVO – Você toma decisões rápidas?
Quais são seus pontos fortes? Vou te dar algumas ideias para que você possa se identificar:
Afável, Confiante, Apoia os demais, Competitivo, Visionário, Causa boa impressão à primeira vista, Tende a liderar, Determinado, Criativo, Tem presença social, Conversador, Engraçado, Bem-disposto, Positivo, Sabe delegar quando necessário, Gosta de mudança e variedade, Cuidadoso, Acessível, Persistente, Flexível, Entusiasta, Altruísta, Independente, Organizado, Aberto a ideias novas, Tem grande autocontrole, Otimista, Humilde, Tem espírito de equipe, Preocupado com as pessoas, Espontâneo, Tem expectativas elevadas, Divide as glórias, Focado em detalhes, Analítico, Prestativo, Relaxado, Eficiente, Paciente, Responsável, Perceptivo, Atencioso, Resiliente, Empático, Sabe melhorar situações, Calmo, Decidido, Extrovertido, Estável, Lógico, Meticuloso, Influente, Sociável, Original, Sabe respeitar regras, Sensível e Inovador.
Após essas duas fases: identificar as maiores limitações e os pontos fortes você poderá iniciar um plano de ação, onde desenvolveremos em conjunto a melhor maneira de utilizar os seus pontos fortes e por outro lado, minimizar as suas limitações com o objetivo definido rumo à conquista de uma vida abundante em todas as áreas.
Recusem-se a serem limitados, os estudos identificaram que existem duas razões reais para não mudar: o medo de falhar e não se importar suficientemente consigo mesmo e com os demais, só isso pode explicar não levar a cabo as mudanças que podem te aproximar de uma vida feliz.
O seu comprometimento é um ingrediente principal dentro de uma sessão de Coaching para obter novos resultados, pois o que você ainda não conquistou é pelo que ainda não sabia, agora que você já sabe, conquistará.
Não deixe que o rancor e a infelicidade lhe aprisionem a uma vida de problemas e derrotas, descubra uma motivação para obter força, a cura é uma escolha e para conquista-la eu te convido a libertar suas emoções.