Manaus – Nasceu em Eirunepé/AM, filho de Francisco José Barroso de Andrade e Dona Maria Shirles Veras de Araújo. Em 2009 ingressou como soldado à Corporação Militar do Amazonas. Em 2011 foi alistado nas fileiras da Corporação, por haver sido aprovado em todos os exames e conseguido classificar-se no concurso para ingresso no Curso Preparatório de Formação de Oficiais.

Em 2013 foi declarado Aspirante a Oficial. No mesmo ano, foi promovido ao posto de 2º Tenente PM e, em 2017, ao posto de 1º Tenente PM.

De espírito jovial e alegre, cativou desde o começo a amizade de todos aqueles com quem teve a oportunidade de trabalhar. Sempre preservou uma boa relação com seus superiores, pares e subordinados.

Atualmente, também se dedica a projetos sociais que contribuem para a aproximação da polícia com a comunidade, assistência aos necessitados e a integração social de crianças, jovens, adultos e idosos, promovendo-lhes conhecimento, saúde, cultura, etc.

Tenente Andrade é um fenômeno nas redes sociais, onde vários assuntos relacionados a segurança e ao seu dia a dia no serviço é mostrado abertamente para comunidade manauara. Os milhares de seguidores fizeram dele uma pessoa popular e querida.

O que acaba chamando atenção de famosos “Sanguessugas” da web, querendo que de alguma forma navegar na audiência e popularidade do Tenente. Mas nada disso abala a estrutura formada pelo talento, trabalho e competência de Carpê.

Quando assunto é família, Carpê se mostra um pai muito dedicado e presente para os filhos ( uma menina de 5 anos “fruto de um casamento de 2011” e um menino de 9 anos ), sempre nas suas folgas ele procura aproveitar ao máximo o momento família. Pai que nunca deixa de mostrar o seu melhor na educação e o bem estar do filhos. O menino de 9 anos é filho de um namoro relâmpago, que hoje passa parte da sua vida com a mãe. Quando pode e quando é permitido pela mãe o Tenente consegue dá o afeto que a criança merece.