Prefeitura de Coari dispensa licitação em compra de enciclopédia de mais de 2 milhões enquanto escolas do município não têm merenda
Amazonas – O prefeito do município de Coari, Adail Filho, dispensou licitação ao fazer a compra de uma enciclopédia no valor de mais de 2 milhões e 400 mil reais.
Além de incoerente a ação da prefeitura, já que não há nem merenda em muitas escolas do município, houve superfaturamento na compra, pois a enciclopédia em questão é vendida na internet a 299 reais a unidade.
A prefeitura de Coari comprou o álbum da Editora Brasileira Pedagógica LTDA – EPP, cujo nome de fantasia é Edibrape, com sede em Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso.
Veja abaixo o extrato do contrato publicado no Diário Oficial dos Municípios. O contrato foi assinado pelo então prefeito em exercício, que é presidente da Câmara.
Trata-se de uma empresa de pequeno porte. Não há informação de que ela tenha feito uma venda dessas desde que foi aberta, em 2013.
O atual prefeito de Coari, Adail Filho, é filho do ex-prefeito Adail Pinheiro, que cumpre pena por pedofilia e já foi condenado por fraudes em convênios e licitações e por improbidade administrativa.
Adail Filho tem como vice a sua irmã, Mayara Pinheiro.
Com informações do Portal do Zacarias