Para surpresa de ninguém, Lula irá apoiar Omar Aziz e Eduardo Braga como representantes no Amazonas
Brasil – A cúpula do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), deu aval a todas as articulações de liderança do partido nos últimos dias para fechar alianças eleitorais com o PT e o ex-presidiário Lula nos estados.
Embora publicamente defenda a candidatura da senadora Simone Tebet (MS) ao Palácio do Planalto, o partido já começou a se movimentar no tabuleiro político para ganhar espaço nas eleições.
Alguns desses acordos foi negociado pelo próprio Lula, sendo um deles com o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), que se reuniu com o ex-presidente nessa terça-feira (12/7), em Brasília.
No encontro, o petista fechou apoio total à candidatura do senador ao governo do Amazonas, como já havia sido especulado nos bastidores da política, assim como declarou também apoio a Omar Aziz (PSD-AM), em sua disputa ao Senado.
Após a reunião, Braga anunciou que Lula receberá lideranças do MDB na próxima segunda-feira (19/7) para acertar palanques conjuntos em nove estados. Além do Amazonas, MDB e PT devem estar juntos no Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Bahia e Alagoas.
Lula e Omar
Lula está com visita programada para visitar o Amazonas no fim de junho. O líder do PT se reuniu com o senador Omar Aziz (PSD-AM), na manhã de terça-feira (12) em Brasília, onde trataram sobre as pautas para tentar aumentar em apoio no Norte do País, falando sobre pautas como a manutenção do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).
Segundo as pesquisas mais recentes, Lula e Omar não são os favoritos na região Norte, ao contrário, possuem grande rejeição na capital amazonense por conta dos escândalos de corrupção envolvendo seus nomes, com as operações “Lava Jato” e “Maus Caminhos”, respectivamente. Apesar disso, ambos se articulam estrategicamente para tentar desviar o foco do passado e tentar fortalecer seus nomes nos nichos do interior do Estado, onde a informação demorada a chegar.
Lula e Omar, já se reuniram neste primeiro semestre, inclusive em Manaus, em um encontro rápido e discreto em área restrita do aeroporto internacional Eduardo Gomes, evitando assim as manifestações públicas de desaprovação. Agora, nesta última reunião em Brasília, ambos selaram o pacto entre PT e PSD no Amazonas. Lula já declarou que “Omar Aziz é um grande companheiro” e confirmou que estará junto ao parlamentar na sua disputa pela reeleição ao Senado.
*Com informações adicionais do jornalista colunista Igor Gadelha, do Metrópoles*.