Presidente Bolsonaro dá “xeque-mate” em Governadores que não queriam reduzir ICMS dos combustíveis e gás de cozinha
Brasil – O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (6) que o governo federal aceitará ressarcir os estados pelas perdas de arrecadação com o projeto de lei que estabelece uma alíquota máxima para o ICMS sobre os combustíveis.
Como contrapartida, no entanto, o governo exigirá que os estados e o Distrito Federal derrubem a zero a alíquota do ICMS sobre o diesel e o gás de cozinha.
Segundo o ministro Paulo Guedes, se os governos estaduais aceitarem a proposta, o acordo valerá até 31 de dezembro. Ele afirmou que a compensação custará ao governo federal entre R$ 25 bilhões e R$ 50 bilhões. Não aceitar a proposta, deixará claro quais governadores estão dispostos a aceitar prejudicar a população em prol de interesse políticos, apenas para fazer oposição ao Governo Federal.
– Para aliviar o bolso dos brasileiros, estamos criando as condições necessárias para que os governadores ZEREM os impostos estaduais dos combustíveis, além de reduzir e limitar o teto do ICMS para outros bens essenciais. Se o problema é perda de arrecadação, nós pagamos a conta!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 7, 2022