Manaus – O superintendente adjunto de Projetos da Suframa, Gustavo Igrejas, representou a Autarquia, na quarta-feira (17), na solenidade de lançamento do Plano Safra 2019/2020 do Amazonas, realizada pelo Governo do Estado no Centro de Convenções Vasco Vasques, Zona Oeste de Manaus. A cerimônia contou também com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima, do secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães, e de demais autoridades, incluindo parlamentares estaduais e representantes de órgãos governamentais e de entidades de classe.

O Plano Safra representa um conjunto de ações, projetos e programas do Governo do Estado que visam a fortalecer a agricultura familiar e empresarial no Amazonas, garantindo transparência das políticas públicas para o setor e firmando um compromisso de planejamento junto a produtores rurais, agricultores familiares, associações, cooperativas, pescadores, manejadores, indígenas, extrativistas e demais atores sociais do segmento. Conforme informações do Governo do Estado, o plano irá destinar aproximadamente R$ 350 milhões para ações como capacitação de produtores, transferência de tecnologias, mecanização e modernização, insumos e apoio à comercialização, entre outras.

No evento, o governador Wilson Lima afirmou que o setor primário e o Interior do Estado são prioridades da atual gestão do Governo do Estado e que isso pode ser comprovado pelo fato de que, nos primeiros seis meses deste ano, os investimentos do governo estadual no segmento já superaram os investimentos realizados em todo o ano passado. O titular da Sepror, Petrúcio Magalhães, por sua vez, ressaltou o recente crescimento apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 36% na produção agropecuária do Amazonas e disse, ainda, que o setor primário pode contribuir decisivamente para a redução das desigualdades sociais entre capital e Interior, de forma que o Estado não dependa exclusivamente dos negócios gerados pelo Polo Industrial de Manaus (PIM).

Distrito Agropecuário

O Distrito Agropecuário da Suframa (DAS) também é um dos destaques da programação de lançamento do Plano Safra 2019/2020 no Amazonas. Informações sobre o DAS estão sendo repassadas por técnicos da Coordenação-Geral de Análise e Acompanhamento de Projetos Agropecuários da Suframa no estande institucional da Autarquia localizado no espaço “AgroAmazonas”, dentro do pavilhão principal do Centro de Convenções Vasco Vasques. No espaço, também estão ocorrendo exposições de diversos outros serviços e produtos de cooperativas, associações de produtores, órgãos governamentais e agências de fomento, entre outros.