Brasília Amapá |
Manaus

BNDES apoiará financiamento de desenvolvimento de projetos

Compartilhe

RIO – O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, anunciou na noite desta segunda-feira uma nova linha de crédito para financiar o desenvolvimento de projetos de infraestrutura e logística. O programa, batizado de BNDES Estruturação de Projetos, terá orçamento inicial de R$ 200 milhões.

A ideia é apoiar estados, municípios e, eventualmente, governo federal na elaboração de projetos, serviço considerado um gargalo pelo BNDES. A nova linha já foi aprovada pela diretoria do banco estará disponível em breve.

A linha funcionará assim: o ente público faz uma licitação para a elaboração de um projeto. A consultoria que ganhar essa licitação poderá pedir crédito ao banco a fundo perdido. Os recursos virão de um fundo que será constituído pelo BNDES, com dotação inicial de R$ 200 milhões.

Numa etapa posterior, o projeto vai embasar um segundo leilão, desta vez para a execução do projeto. A ideia é que o o vencedor do leilão reembolse o BNDES. Se o projeto não for levado à frente ou se o leilão não atrair interessados, o BNDES fica com o prejuízo.

— Para recuperar o crescimento, o investimento terá que ser a mola propulsora. É o eixo que pode ser dinamizado pela indução do Estado — disse Coutinho, em jantar comemorativo de 50 anos da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia, no Rio.

Será a primeira vez que o BNDES apoiará de forma direta a elaboração de projetos. Hoje, o banco dá suporte por meio de sua participação na Empresa Brasileira de Projetos (EBP) e de convênios com Banco Mundial.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7