Brasília Amapá |
Manaus

Urgente: Faltando 6 meses para eleições, pesquisa PoderData admite que Bolsonaro está ‘tecnicamente empatado’

Compartilhe
Urgente: Faltando 6 meses para as eleições, pesquisa PoderData admite que Bolsonaro está 'tecnicamente empatado'

Brasil – Os dados mais recentes da pesquisa PoderData, realizada de 10 a 12 de abril de 2022, admite que o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começam a ficar “tecnicamente empatados”. Faltando menos de 6 meses para o dia das eleições, a pesquisa que vinha propagandeando há meses a vantagem do ex-presidiário não conseguiu ocultar a popularidade e o engajamento do atual presidente.

A PoderData ainda mantém em torno de 40% o percentual de intenções de voto para Lula, mesmo em face das recentes polêmicas envolvendo as declarações públicas sobre aborto e perseguição de militâncias contra parlamentares. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) está com 35%. A diferença de 5 pontos percentuais entre os 2 candidatos é a menor registrada pelo PoderData em 2022, e contando com o erro percentual de 3%, é possível Bolsonaro esteja até afrente de Lula (38% vs 37%).

Em novembro de 2021, Lula chegou a marcar 34% contra 29% de Bolsonaro em 1 dos cenários testados, com uma lista de candidatos diferente da atual.

Nesta rodada, a PoderData retirou o nome do ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro da lista de pré-candidatos testados. O ex-juiz está no União Brasil, sigla que anunciou nesta terça-feira (12) como candidato ao Planalto Luciano Bivar. A saída de Moro do páreo favoreceu Bolsonaro. O atual presidente variou 3 pontos para cima em 15 dias. Lula oscilou 1 para baixo. As duas variações foram na margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Estratégia de manipulação midiática

Assim como ocorreu em 2018, as pesquisas continuam jogando contra o atual presidente Jair Bolsonaro e inflando o número dos percentuais dos opositores. A estratégia não é “enfraquecer” Bolsonaro, uma vez que as pesquisas da grande mídia já perderam há muito tempo a credibilidade no meio popular.

O objetivo das pesquisas é criar a aparência de competitividade para Lula, que possui a pior taxa de rejeição entre todos os políticos. A prova empírica disto, é que Lula raramente aparece em meio ao povo, se não ao lado de seus militantes partidários, pois sabe que pode sofrer retaliação pública.

Como salienta o influenciador e articulista conservador Fred Rodrigues, Bolsonaro provavelmente está liderando com folga com ocorreu em 2018. Confira:


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7