Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

“Sem emendas”: deputados Federais e Senadores do AM esqueceram dos povos indígenas e do meio ambiente

Compartilhe
"Sem emendas": deputados Federais e Senadores do AM esqueceram dos povos indígenas e do meio ambiente

Amazonas – O assunto de preservação do meio ambiente e proteção dos povos indígenas, ostentado frequentemente como pauta pelos parlamentares do Amazonas nas redes sociais, não foi lembrando por nenhum deputado Federal ou Senador amazonense na hora da destinação das emendas parlamentares ao longo de 2022.

Segundo os dados do portal da transparência, deputados Federais e Senadores da bancada do Amazonas não destinaram verbas das emendas de relator para o Ministério do Meio Ambiente (MMA), pasta responsável pela administração de ações de fiscalização do meio ambiente e proteção dos povos indígenas através do IBAMA e ICMBio. Em contrapartida, saúde, agropecuária e infraestrutura cresceram em incentivos.

Além disso, apenas 22 dos 62 municípios do Amazonas receberam emendas parlamentares da bancada amazonense federal, constatando que a maior parte do interior do Estado continua esquecida e fora do alvo de interesse de capital político da câmara e senado.

Confira levantamento dos interesses de cada deputado Federal e Senador do amazonas durante o ano de 2022. Confira:

Deputados Federais

O deputado Silas Câmara (Republicanos) destinou suas emendas para saúde, assistência social, educação, encargos especiais e segurança pública. Foram atendidos apenas saúde, assistência social e encargos especiais.

Marcelo Ramos (PSD) destinou verbas de suas emendas para saúde, agricultura, educação, encargos especiais e cultura. Apenas saúde e encargos especiais foram atendidos.

Alberto Neto (PL) indicou suas verbas para saúde, educação, defesa nacional, encargos especiais e segurança pública.

Sidney Leite (PSD) destinou suas emendas para saúde, assistência social, agricultura, encargos especiais, segurança pública e outros. Todas foram atendidas.

Bosco Saraiva (Solidariedade) destinou suas verbas para saúde e encargos especiais.

Átila Lins (PSD) apresentou verbas para saúde, assistência social, defesa nacional, educação e encargos especiais. Somente defesa nacional não foi atendida.

Delegado Pablo (União) destinou suas emendas para saúde, assistência social, segurança pública, educação, encargos especiais e desporto e lazer. Todos os pedidos foram atendidos.

O deputado José Ricardo (PT) foi o único parlamentar que destinou especificamente para indígenas (pelo fundo de recuperação da Saúde Indígena) e meio ambiente (Implementação de ações de Cidadania e Educação Ambiental no Amazonas), mas voltados para pasta de saúde e educação e não necessariamente preservação e cuidados de territórios pelo IBAMA e ICMBio. Além disso, destinou suas emendas para encargos sociais, assistência social, educação, saúde, agricultura e outros. Todos os setores foram atendidos.

Senado

Já na bancada do senado o carro chefe de destinação de verbas das emendas parlamentares também foi a saúde.

O senador Eduardo Braga (MDB), destinou suas verbas para saúde, segurança pública, assistência social e educação. Apenas saúde e assistência social foram atendidos.

O senador Omar Aziz (PSD), destinou suas verbas para saúde, assistência social, encargos especiais e segurança pública.

E o senador Plínio Valério (PSDB), destinou suas emendas para saúde, encargos especiais, agricultura, defesa nacional e assistência social. Apenas agricultura não foi atendida.

É importante ressaltar que as verbas das emendas parlamentares não vão diretamente aos membros das bancadas. Os dados estão disponíveis no Portal da Transparência.

 


Siga-nos no Google News Portal CM7