Prefeitura de Silves é denunciada por manipulação em atendimento do PREVBarco; veja vídeo
Amazonas – A chegada da unidade móvel do INSS, conhecida como PREVBarco, ao município de Silves, distante 277 quilômetros de Manaus, gerou revolta entre os moradores que alegam possível manipulação no atendimento.
Desde o início dos serviços no dia 11 de dezembro, a população afirma que está ocorrendo uma seleção duvidosa de pessoas para serem atendidas na unidade móvel, deixando uma grande parte da comunidade sob o sol quente à espera de atendimento. Segundo relatos, as fichas, que eram destinadas a 100 pessoas por dia, estariam sendo distribuídas com favorecimento a pessoas ligadas ao governo municipal.
Um vídeo transmitido ao vivo pelo Portal Silves Na Mídia mostra mães com crianças de colo clamando por atendimento, alegando terem se deslocado de comunidades distantes. Elas afirmam que, ao chegar na sede da prefeitura para obter as fichas, foram informadas de que não havia mais disponibilidade.
Após quase duas horas de espera sob o sol quente, a população conseguiu ser atendida. No entanto, a revolta persiste devido à suspeita de que os serviços de distribuição de fichas estão sendo realizados pela prefeitura local e não pelos funcionários do PREVBarco, gerando desconfiança entre aqueles que necessitam do atendimento.
O anúncio da chegada do PREVBarco foi feito pela Prefeitura de Silves no último domingo, informando que haveria serviços de atendimento para benefícios como BPC, Auxílio Doença, Aposentadorias, Pensões, Salários Maternidade, entre outros.
Após a revolta da população em frente à prefeitura, a assessoria do prefeito Paulino Grana divulgou, nesta quarta-feira (13), o quantitativo de pessoas a serem atendidas. O PREVBarco, parte de uma iniciativa do INSS, busca atender locais de difícil acesso, proporcionando serviços de uma agência fixa, incluindo perícias médicas e avaliações de benefícios assistenciais.
A comunidade espera esclarecimentos e transparência quanto aos critérios de atendimento para evitar situações semelhantes no futuro.