Prefeitura de Manacapuru renova mais um contrato com empresa ‘queridinha’ de Beto D’Ângelo
Amazonas – O prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo (Republicanos), assinou um terceiro termo aditivo ao contrato nº 058/2021 com a empresa HBT Arquitetura e Engenharia Eireli, que é a vencedora em licitações municipais, especialmente para projetos de construção de escolas. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira, 27, do diário oficial da Associação Amazonense de Municípios (AAM).
A ‘queridinha do prefeito’, HBT Arquitetura e Engenharia Eireli, com CNPJ nº 15.631.381/0001-84, tem como atividade econômica principal os “serviços de engenharia” e está localizada em Manacapuru. Seu capital social é de R$ 2 milhões.
De acordo com o documento, o prazo do Termo de Convênio nº 907654/2020 foi prorrogado por mais 240 dias, estendendo-se até maio de 2024. A empresa será responsável pela pavimentação do município.
Essa prorrogação do contrato com a HBT Arquitetura e Engenharia Eireli levanta questionamentos e críticas em relação à frequência com que a empresa é escolhida nas licitações do município, especialmente para construção de escolas.
A população pede maior transparência e fiscalização nos processos de licitação e contratos com empresas prestadoras de serviços à prefeitura de Manacapuru. A administração municipal, por sua vez, alega que a empresa foi escolhida com base em critérios técnicos e que as prorrogações visam garantir a continuidade das obras no município.
Mas o que causa estranheza naqueles que acompanham as contratações da prefeitura, é a quantidade de vezes que a mesma empresa foi contratada para realizar diversos serviços.
A transparência e a prestação de contas são temas essenciais no debate sobre a contratação de empresas para realizar obras e serviços em municípios.
Veja o documento: