Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

O asfalto dourado: contrato de mais de R$ 5 milhões em Careiro da Várzea gera desconfiança entre moradores

Compartilhe

Amazonas – A Prefeitura de Careiro da Várzea, cidade do interior do Amazonas, anunciou uma contratação controversa em meio a um estado de emergência persistente.

Pedro Duarte Guedes, o atual gestor da cidade, homologou um contrato de prestação de serviços de engenharia para pavimentação da estrada do Cambixe, desembolsando um montante significativo de R$5.196.313,59 (cinco milhões, cento e noventa e seis mil, trezentos e treze reais e cinquenta e nove centavos).

A empresa eleita para o trabalho é a J. L Galvão Gonçalves – EPP.

O contrato foi formalizado via Processo Administrativo e divulgado no Diário Oficial da Associação Amazonense dos Municípios, em 30 de novembro de 2023, sob a justificativa do estado de emergência para a realização do certame.

Esta decisão acontece em um momento delicado para a região, onde a estiagem histórica e as queimadas ilegais trouxeram danos significativos.

Curiosamente, apesar da urgência declarada, detalhes essenciais ficam ausentes na publicação.

Não há especificação da extensão da estrada a ser pavimentada com os recursos vultosos, nem o período de vigência do contrato.

Além disso, a dispensa de licitação levanta questionamentos, já que a justificativa se baseia em cotações entre três empresas já contratadas pelo município, porém, sem detalhes sobre a seleção ou como os preços foram levantados.

A transparência sobre esse contrato também é questionável. Embora tenha sido publicado no final de novembro, a busca por informações detalhadas no Portal da Transparência da prefeitura revela uma lacuna.

Contrariando as expectativas, o contrato firmado com a empresa J. L Galvão Gonçalves não consta nas consultas de licitações de dezembro, evidenciando uma falta de clareza e disponibilidade de informações sobre os gastos públicos.

Veja documento 


Siga-nos no Google News Portal CM7