Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

O Amazonas está queimando: tragédia silenciosa faz população pedir socorro

Compartilhe

Manaus – A capital amazonense, conhecida como a “Cidade Selva,” se torna a “Cidade Fumaça” em meio a uma crise preocupante da qualidade do ar em meio a tantas queimadas. A densa fumaça que se abateu sobre Manaus resulta das chamas devoradoras em municípios vizinhos. A qualidade do ar atingiu níveis “hazardous”, representando risco severo para a saúde da população.

Ja é o segundo dia seguido que a capital amazonense acorda coberta por uma densa fumaça, proveniente das frequentes queimadas que assolam o Careiro Castanho. Para se ter ideia, de acordo com o site IQAir, que monitora a qualidade de ar em todo o mundo, Manaus amanheceu ocupando o segundo lugar no ranking da pior qualidade de ar do mundo.

Com a crescente destruição das florestas amazônicas, a fumaça é uma maldição que paira sobre a população.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, diz que a origem do problema vem de incêndios no baixo Amazonas, Pará, e no município de Autazes, que ocasiona uma nuvem tóxica que atualmente sufoca Manaus. Um total de 504 focos de queimadas em apenas dois dias elevam o Amazonas a um estado em chamas.

Autazes lidera esse pesadelo, com 105 focos, deixando um rastro de devastação que equivale a 20,8% de todas as chamas que engolem o estado. Municípios como Careiro, Careiro da Várzea, Itacoatiara e Manacapuru também enfrentam incêndios de proporções catastróficas, deixando suas marcas na paisagem devastada.

Apesar da relativamente baixa incidência de queimadas em Manaus, o risco à saúde da população permanece iminente. As consequências da fumaça são vastas, prejudicando a biodiversidade e a saúde dos habitantes, com ênfase nas crianças e nos idosos.

A ganância do agronegócio e o desmatamento desenfreado emergem como os principais culpados, convertendo a floresta em cinzas para abrir espaço ao desenvolvimento. A devastação não se resume apenas à natureza; fere os pulmões dos cidadãos que sofrem com a tóxica maldição da fumaça.

Enquanto isso, o Amazonas queima, uma tragédia silenciosa que pede respostas urgentes.


Siga-nos no Google News Portal CM7