Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

MPAM mira prefeitura de Atalaia do Norte após falta de transparência na saúde

Compartilhe
MPAM mira prefeitura de Atalaia do Norte após falta de transparência na saúde

Amazonas – O Ministério Público do Amazonas (MPAM) recomendou à Prefeitura de Atalaia do Norte, na gestão de Denis Paiva (PSC), que o secretário municipal de Saúde, James Rodrigues Guedes, envie cópias das notas fiscais e dos processos licitatórios para a compra de medicamentos entre janeiro de 2021 a abril de 2022. A recomendação foi feita devido a uma suspeita de ato de improbidade administrativa do secretário.

O pedido das documentações já havia sido feito anteriormente, mas houve recusa do envio. Por isso, o MP decidiu recomendar novamente a entrega da documentação. O secretário tem um prazo de dez dias para entregar a documentação ao MP. Caso a recomendação seja descumprida, o secretário poderá ser responsabilizado no campo Cível, Administrativo e Criminal.

O prazo para que o secretário de Saúde de Atalaia do Norte, James Rodrigues, entregue a documentação solicitada pelo Ministério Público do Amazonas encerra na próxima segunda-feira, 06/03. Caso a recomendação seja descumprida, o secretário poderá ser responsabilizado pessoalmente no campo Cível, Administrativo e Criminal por ato de improbidade administrativa, como indicado na recomendação feita pelo MP.

É importante lembrar que as compras de medicamentos entre janeiro de 2021 e abril de 2022 estavam autorizadas a serem executadas com dispensa de licitação, conforme a Lei 14.217/21, de 13 de outubro de 2021. Essa lei foi subsidiada por meio de decretos que reconheciam o estado de calamidade pública durante o ano de 2020, devido à pandemia da Covid-19 que afetou todo o país.


Siga-nos no Google News Portal CM7