Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Governador do Pará, Helder Barbalho, culpa El Niño pelo aumento de queimadas na região amazônica

Compartilhe

Manaus – Durante sua visita a Manaus nesta sexta-feira (10), o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), se pronunciou sobre o aumento de queimadas em seu estado, destacando que o fenômeno climático El Niño é o principal responsável pelos focos de incêndio na Amazônia.

Questionado sobre as declarações do governador Wilson Lima (União), que apontou as queimadas no Pará como causa da fumaça em Manaus, Barbalho explicou que tanto o Pará quanto o Amazonas registraram redução no desmatamento em comparação com o ano anterior. No entanto, o aumento de queimadas é atribuído às condições climáticas adversas, com o El Niño provocando calor intenso na região.

“O estado do Pará aumentou focos de queimada em 170%. O Amazonas aumentou focos de queimada em 300%. Isso quer dizer desmatamento ilegal? Não. Isso quer dizer que, devido ao El Niño, à secura da vegetação e ao calor que estamos vivendo, aumentaram-se os pontos de queimadas em nossos territórios”, esclareceu o governador durante o 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal.

Barbalho ressaltou a importância de discutir eventos climáticos durante fóruns como esse, destacando a necessidade de preservar a Amazônia sem negligenciar as condições de vida dos 29 milhões de brasileiros que habitam a região.

“Estamos juntos na mesma causa, na mesma agenda. Porque tudo aquilo que acontece em uma unidade da federação do território Amazônico repercute inevitavelmente nas outras unidades. Todos nós queremos ver a Amazônia preservada. Mas sempre lembrando que a Amazônia preservada significa preservar a floresta e encontrar soluções para que os 29 milhões de brasileiros que moram na Amazônia possam ter oportunidade de vida, de acesso a serviços e de justiça social”, acrescentou o governador.


Siga-nos no Google News Portal CM7