Gladson Cameli: governador do Acre condecorado ‘ontem’, hoje é alvo de operação da PF
Brasil – Um dos alvos da Operação Ptolomeu, deflagrada na manhã desta quinta-feira (16/12) pela Polícia Federal (PF) do Estado do Acre, o governador do estado Gladson Cameli (PP) recebeu no início do mês (3/12) a condecoração “Prêmio Reconhecimento aos Valores e Personalidades 2021” das mãos do próprio superintendente regional da PF, o delegado Érico Barboza Alves.
Além do governador Gladson Cameli, foram condecorados também outras 41 pessoas, coincidentemente o mesmo número de mandados de busca e apreensão deflagrados pela PF com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) para desarticular a organização criminosa que atuava no governo do Acre.
Ao todo, a operação mobilizou 150 policiais federais e 10 auditores da CGU e resultou na decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que autorizou a operação, determinando o afastamento das funções públicas dos ocupantes dos seguintes cargos:
Secretário de Estado da Indústria, Ciência e Tecnologia; Chefe de gabinete do governador; Assessor do escritório do governo do Acre em Brasília e o Chefe de segurança do governador.
Foi expedido também um único mandado de prisão, que tinha como alvo um assessor ligado ao governador Gladson Cameli, que já foi preso. Além disso, O STJ também determinou o bloqueio de R$ 7 milhões nas contas dos investigados e o sequestro de veículos de luxo. Em Manaus, a residência do próprio Cameli, em condômino nobre, foi revistada.
Modo de atuação
Segundo a investigação da PF do Acre, o grupo, formado por empresários e por agentes públicos ligados à gestão estadual, aparelhou a estrutura do governo para cometer crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, desviando recursos públicos e ocultando a destinação dos valores.
A CGU apurou que as empresas envolvidas têm diversos contratos com o governo acreano. Parte deles envolve convênios federais e repasses relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).