“Chora, Curitiba!”: Manaus também terá paradas de ônibus com ar-condicionado, anuncia Davi Almeida
Manaus – O prefeito de Manaus David Almeida (Avante) anunciou com exclusividade ao programa Cara a Cara com Cileide Moussallem do Portal CM7 Brasil desta quarta-feira (16/2), que a capital amazonense terá futuramente 30 paradas de ônibus com ar-condicionado, próximas a grandes corredores estratégicos como Shoppings, Instituições do Governo e de Educação.
Terminais interligados
Davi Almeida também revelou a criação do terminal 7, que deve dar funcionamento a projetos mal estruturados da antiga gestão municipal.
“Por exemplo, aquele Terminal 6 que foi feito ali do lado do bairro Viver Melhor, não tem utilidade. Não tem tantas linhas de ônibus (que passam por lá). Nós vamos fazer lá no final da avenida Torquato Tapajós, ali perto da Barreira, o terminal 7 para interligar o sistema do transporte coletivo e atender os bairros daquela região, inclusive interligando o Viver Melhor”.
Manaus assumindo a liderança
Não é de agora que Manaus começa a se destacar no cenário nacional. Na saúde, por exemplo, a capital amazonense lidera o ranking federal da Previne Brasil. O município recebe recursos para investimentos na Saúde a partir do desempenho nos indicadores do programa. Caso as metas sejam cumpridas, o governo federal faz o repasse financeiro para as secretarias municipais. Repare que Manaus está quase dois pontos à frente de Palmas e Curitiba. Confira ranking:
1⁰ lugar – Manaus 8.10 pontos
2⁰ lugar – Palmas 6.89 pontos
3⁰ lugar – Curitiba 6.85 pontos
4⁰ lugar – Maceió 6.82 pontos
5⁰ lugar – Rio de Janeiro 6.77 pontos
Empregos sendo resgatados
A Prefeitura de Manaus também está em primeiro lugar no ranking nacional do Sistema Nacional de Emprego (Sine) com a colocação, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), de 3.615 trabalhadores no mercado de trabalho em 2021. O ranking é divulgado anualmente pelo Ministério da Economia, com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Apesar das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19 no ano passado, a política de empregabilidade da prefeitura ficou à frente de grandes cidades dos eixos Sul, Sudeste e Nordeste.
Além do Sine Manaus, aparecem na lista o Sine Ponta Grossa (3.595 empregos), Sine São Paulo (3.408 empregos), Sine Salvador (2.869 empregos), Sine Osasco (1.569 empregos), Sine São Bernardo do Campo (1.354 empregos), Sine Municipal Campina Grande (1.294 empregos), Sine João Pessoa (1.266 empregos), Sine Rio de Janeiro (1.194 empregos) e Sine Campo Grande (1.143 empregos).