Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

‘Canalha e covarde!’: Ari Moutinho é lembrado como símbolo de Violência Contra a Mulher na Câmara dos Deputados

Compartilhe

Amazonas –  Nesta terça-feira, 10 de outubro, o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher foi marcado por fortes discursos na Câmara dos Deputados, mas o nome que ecoou com maior intensidade foi o do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Ari Moutinho Junior, acusado de assediar e agredir verbalmente a presidente eleita do TCE-AM, Yara Lins.

Com raras exceções, os discursos foram unânimes: Ari Moutinho foi retratado como o símbolo mais covarde da violência contra as mulheres.

O presidente da sessão, deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil-SP), não economizou nas palavras duras contra Moutinho: “Faço questão de ler o nome desse canalha, Ari Moutinho Junior. Senhor conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas, o senhor é canalha, covarde”, proclamou Marangoni. “Você é um desses covardões de plantão e vai pagar pela agressão que você cometeu contra a Yara, tá bom?”

A deputada Yandra Moura (União-PE), coordenadora do Observatório da Mulher na Política, também condenou as agressões sofridas por Yara Lins, ressaltando que todas as mulheres foram afetadas pela conduta do conselheiro.

Para a deputada Érica Kokay, a presidente eleita do TCE-AM foi vítima de uma violência institucional que não pode ser tolerada. Ela destacou que as mulheres não são propriedade de ninguém.

Yara Lins, por sua vez, evitou detalhar o assédio que sofreu, e descreveu o momento em que foi até a delegacia de polícia denunciar Ari Moutinho, como a maior tortura emocional vivida no TCE-AM, uma vez que era um dia de celebração pela conquista do seu atual cargo.

O caso continua gerando grande repercussão e debate no Congresso Nacional. Ari Moutinho terá que responder pelas sérias acusações feitas contra ele, e a sociedade acompanha de perto os desdobramentos dessa denúncia.

Veja o vídeo:


Siga-nos no Google News Portal CM7