BOMBA: briga pela liderança da Suframa pode fazer Omar Aziz e Lula se tornarem inimigos mortais
Amazonas – Parece que a amizade entre Lula e Omar Aziz está passando por um momento delicado, tudo por causa da disputa pela titularidade da Suframa. O senador Omar Aziz (PSD), deve se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira (07) para cobrar a nomeação do indicado pela bancada do Amazonas, o ex-deputado Bosco Saraiva (Solidariedade).
Tudo começou quando a bancada do Amazonas indicou Bosco Saraiva para o cargo, mas o histórico um tanto quanto reprovável levou à rejeição de seu nome. Mas os motivos são bem mais complexos do que realmente aparentam. Claro, se a prisão de Bosco fosse realmente um problema, o PT não seria o PT, com seus escândalos progressistas e sua cegueira seletiva.
O problema real é que o vice-presidente, Geraldo Alckmin, está se intrometendo onde não deveria e quer indicar alguém sob suas influências. Já Omar Aziz, tem insistido para que o indicado seja do Amazonas, estando determinado a garantir que a indicação passe pelo crivo da bancada.
Já saiu do “Campo Democrático”
Ainda segundo fontes, as discussões inclusive já saíram do “campo democrático” e parece que uma guerra foi declarada, com direito a barracos e xingamentos. Parece que a relação entre Lula e Aziz está em um mal-estar insustentável, e o senador está colocando o presidente contra a parede. Ainda segundo fontes dos bastidores, se os acordos prévios não forem cumpridos, Aziz já estaria ameaçando se tornar oposição. É irônico ver como a fidelidade de Aziz a Lula agora se transformou em desconfiança.
Lula, por sua vez, está tentando contornar a situação para evitar que a amizade com Aziz seja prejudicada. Afinal, ele precisa manter uma base sólida no Congresso para governar, e a insatisfação de Aziz pode ser um grande problema. Se o presidente não cumprir os acordos prévios, o senador promete ser oposição, e aí a coisa pode ficar feia! Omar Aziz e Lula acabariam como “inimigos mortais” no novo jogo político.
Clima tenso
De acordo com fontes dos bastidores da política, o clima segue tenso e a veemência de Omar Aziz estaria deixando Lula sem saber o que fazer. Afinal, o senador é também um dos seus principais pilares de articulação no Congresso Nacional e foi seu principal articulador durante a campanha eleitoral no Amazonas. Se não cumprir o acordo com ele, Lula poderia acabar perdendo a confiança de outros aliados e ficar sem base no Congresso. Mas talvez Lula estaria apenas seguindo o conselho daquele velho ditado: “quem tem amigos como Omar Aziz, não precisa de inimigos”.
Enfim, a briga pela Suframa vai continuar rendendo muitas tretas nos bastidores da política amazonense e nacional até a definição de um nome fixo para o cargo. Enquanto isso, o cheiro de enxofre em Brasília só aumenta…