Android 10: dez coisas que você precisa saber sobre a atualização

Nova versão do sistema conta com quase 50 recursos inéditos, como modo noturno e controle de pais

O Android 10, versão mais recente do sistema do Google, foi liberado oficialmente para celulares da linha Pixel e deve chegar em breve a diversos smartphones. A plataforma, que abandonou o nome de doce, chega com uma nova marca e traz quase 50 recursos inéditos e que prometem ser muito úteis. Entre eles, está o modo noturno, que permite economizar a bateria do aparelho. Outra novidade são as melhorias em privacidade e segurança, um dos focos desta versão.

Além disso, o Android 10 traz navegação por gestos, respostas inteligentes e recursos para controle dos pais. A seguir, confira a lista com dez coisas que você precisa saber sobre o sistema e fique por dentro da nova versão.

1. Navegação por gestos

Além dos recursos mais conhecidos, como o modo noturno e melhorias de privacidade, outra novidade do Android 10 é o sistema de navegação por gestos. Com ele, é possível retornar para a tela inicial do aparelho deslizando o dedo para cima, ou alternar entre aplicativos deslizando para esquerda ou direita. O também usuário pode ver os aplicativos usados recentemente pressionando a tela. Já o botão “Voltar” foi substituído pelo gesto de deslizar para os lados na parte inferior do aparelho.

2. Smart Reply

Cada vez mais inteligente, a nova versão do Android traz um recurso chamado Smart Reply (respostas inteligentes) para melhorar a experiência em mensagens de texto. Baseado nas respostas rápidas que aparecem no painel de notificação, o sistema sugere diferentes ações para o usuário, de acordo com o contexto. Por exemplo, quando alguém lhe envia um endereço, a ferramenta indica um botão para abrir o Google Maps. Além disso, o sistema é capaz de sugerir emojis ou respostas recomendadas, como “Obrigado” e “Ok”.

3. Controle dos pais

É comum que cada vez mais crianças tenham acesso a smartphones, sejam dos pais ou próprios. Pensando nisso, o Google melhorou o controle dos pais no Android 10 com o recurso Family Link, que foi incorporado ao bem-estar digital. Com a ferramenta, os responsáveis pela criança podem ter controle do tempo de tela, ver os aplicativos instalados e até programar para o aparelho ser desligado.

4. Modo Foco

Além do controle dos pais, o bem-estar digital também inclui o recurso modo foco, que ajuda o usuário a evitar distrações. A ferramenta permite selecionar aplicativos para desativar suas notificações, deixando-os silenciados, e pode ser eficiente com aplicativos de mensagens ou redes sociais, por exemplo.

5. Legendas ao vivo

Outra função nova do Android 10 é o Live Caption (legenda ao vivo). A função é responsável por exibir uma legenda, em tempo real, de qualquer conteúdo reproduzido no celular. O recurso é compatível com vídeos, podcasts e até mensagens de voz. Seu funcionamento acontece por meio de aprendizagem de máquina local, por isso, não é preciso estar conectado à Internet.

6. Emojis

O Android 10 vem com um pacote de 230 novos emojis, focados em diversidade e acessibilidade. O sistema. As novas figurinhas incluem versão própria para o terceiro gênero de emojis já existentes, casais inter-raciais, pais do mesmo sexo e pessoas de diferentes etnias. Além disso, as ilustrações incluem cão-guia, aparelh auditivo e cadeira de rodas motorizada.

7. Sem doces

As versões do Android ficaram famosas pelos apelidos que faziam referência a alguma sobremesa. Sempre que uma atualização era lançada, os usuários ficam na expectativa sobre qual nome de doce seria usado. Nos últimos 10 anos, o sistema operacional do Google teve nomes como Marshmallow, Oreo e Pie. No entanto, a partir de agora, a plataforma móvel só será chamada pelo número da versão. Portanto, o Android Q será apenas Android 10.

8. Mascote integrado à marca

Junto à mudança no nome, veio uma nova marca para o sistema. Agora, o robô verde conhecido como mascote do Android está integrado à logo. Por mais que já fosse conhecido como parte da empresa, o robozinho não costumava aparecer ao lado do nome da marca.

9. Easter Egg

Além dos nomes de doces, o Android também ficou famoso pelos seus easter eggs, brincadeiras que ficam escondidas dentro do sistema. Enquanto nas últimas versões era encontrado um jogo semelhante ao Flappy Bird, desta vez há um tipo de quebra-cabeça conhecido como nonogram. Para acessá-lo, o usuário precisa ir até as configurações do celular, na parte que mostra a versão do Android e tocar nela diversas vezes. Então, a marca Android 10 vai aparecer na tela e o usuário deve girar o “1”, colocando embaixo do “0”, de modo que forme a letra “Q”.

10. Aparelhos disponíveis

O Android 10 já está disponível em smartphones da linha Pixel, do próprio Google. Para instalar, basta procurar pela atualização nas configurações do sistema. O sistema também já chegou para usuários do Essential Phone em todo o mundo e para o Xiaomi Redmi K20 Pro na China e na Índia. Já o OnePlus 7 e OnePlus 7 Pro, assim como o Huawei P30, P30 Lite e P30 Pro também receberam a atualização em Open Beta. A Samsung já começou testes internos para a linha Galaxy Note 10, mas ainda não revelou a data em que vai liberar o sistema. Smartphones de diversas outras fabricantes, como LG, Asus e Motorola, também devem receber a atualização em breve.