Brasília Amapá |
Manaus

Tempestade solar pode atingir planeta Terra e paralisar fontes de energia

Compartilhe

Mundo – Nesta quarta-feira (14), está previsto que uma tempestade solar atingirá o planeta Terra. Isso correrá após uma explosão de radiação ter sido liberada pelo Sol na última semana. O evento pode saturar satélites, interromper fontes de energia na Inglaterra, Estados Unidos e na Escócia, além de provocar exibições deslumbrantes das auroras boreais e austrais, informou o Daily Mail.

De acordo com os cientistas, a chegada da tempestade solar coincide com a formação de “rachaduras” de equinócios no campo magnético da Terra. Isso ocorre em 20 de março e 23 de setembro, anualmente.

Quando a proteção natural do nosso planeta contra partículas carregadas enfraquece, essas “rachaduras” podem ameaçar os voos comerciais e os sistemas GPS por afetar a órbita terrestre, exposta aos ventos que variam de intensidade.

As fissuras, no entanto, também possibilitam que astrônomos identifiquem com maior facilidade as luzes em regiões polares. As tempestades ainda podem influenciar no mundo animal, “confundindo” o sistema de localização de alguns mamíferos marinhos. Tal efeito aumenta a aparição dos animais nas praias.

“O relógio que monitora as tempestades geomagnéticas de pequenos impactos está apontando que esses eventos devem ocorrer entre 14 e 15 de março, e que não prejudicará os seres humanos”, informou um comunicado oficial, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos Estados Unidos.

Esses eventos já são monitorados pela Nasa e a NOAA, por meio de diferentes telescópios e sondas usadas para previsões meteorológicas geomagnéticas. As entidades afirmam que estudos estão sendo feitos acerca da estrutura e da diversidade das chamas do Sol.

Segundo a Nasa, em breve, uma espaçonave apelidada de Parker Solar Probe será enviada para percorrer as proximidades e a superfície da estrela. O foco é descobrir mais detalhes sobre a tempestade solar e como suas partículas são expelidas.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7