Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura e Vivo ampliam parceria e levam Aula Digital para mais de 200 escolas da rede municipal

Compartilhe

Manaus – Alunos da rede pública municipal estão cada vez mais imersos na tecnologia. Por meio do projeto Aula Digital, as crianças têm acesso a computadores e tablets nas escolas, participando de aulas mais interativas e entendendo a importância destas ferramentas para o desenvolvimento de suas habilidades e para o futuro. O projeto é fruto da parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Fundação Telefônica Vivo e passa, agora, a atender 210 unidades de ensino da rede pública municipal de Manaus em 2018.

Na manhã desta quinta-feira, 22, durante evento na Escola Municipal Eliana Socorro Pacheco Braga, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste foi anunciada a expansão do projeto, que já era realizado na rede de ensino, para mais 70 escolas, além da entrega simbólica dos kits tecnológicos, que vão atender 140 unidades de ensino que já fazem parte do projeto, beneficiando mais de 30 mil alunos.

A entrega do material contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, da secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, do presidente executivo da Vivo, Eduardo Navarro, do diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Américo Mattar, entre outros convidados.

Destacando o compromisso do prefeito Arthur Virgílio Neto de proporcionar uma Educação pública de qualidade, Bisneto ressaltou que o objetivo da Prefeitura de Manaus é proporcionar aos alunos da rede as mesmas condições e oportunidades que alunos de instituições particulares já recebem.

“É fundamental que a gente aproxime a tecnologia das crianças na hora do aprendizado e que os alunos mais simples tenham a oportunidade de trabalhar com equipamentos como computadores e tablets, por exemplo. Com essa parceria com a Telefônica, estamos buscando desenvolver as habilidades desses alunos e nosso objetivo é fazer com que um aluno de uma escola pública possa competir, em igualdade de condições, com um estudante de uma escola particular”, destacou.
Bisneto também reforçou o desejo de a administração pública municipal, com o prefeito Arthur Neto, manter e ampliar as parcerias com empresas como a Vivo, que demonstram acreditar no potencial da cidade de Manaus.

Educação e tecnologia

O projeto Aula Digital é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, em parceria com a Semed, que visa facilitar o acesso à educação de qualidade para crianças em risco de vulnerabilidade social, baseado em quatro pilares: Inspirar (Formação continuada de professores); Experimentar (Formação em serviço de educadores); Personalizar (Equipamentos, Plataforma e Conteúdos Digitais) e Ir Além (Fortalecimento do Ecossistema de Inovação).

Manaus foi o primeiro município do país a receber o projeto, há um ano. Neste período, 775 educadores da rede passaram por formação continuada, com acesso a um ambiente de aprendizagem e conteúdos pedagógicos digitais, cujo objetivo foi propiciar um terreno fértil para o desenvolvimento de planos de ação para inovação das práticas pedagógicas.

A secretária Kátia Schweickardt lembrou que parcerias como essas, então de acordo com a proposta educacional desenvolvida pela Semed, pensada para obter resultados de médio e longo prazo. “Temos um projeto de Educação voltado para o presente e para o futuro. Já sabemos as competências e habilidades que nossos alunos precisam desenvolver para se inserirem no mundo da tecnologia. As nossas crianças estão sendo tratadas pelo governo do prefeito Arthur com muito cuidado”.

Ela destacou, ainda, que a secretaria tem buscado desenvolver um processo de educação mais amplo, que envolva múltiplas dimensões na formação das crianças e adolescentes e que os professores, que receberam formação por conta do projeto, possuem papel fundamental para o sucesso da proposta de ensino conectado oferecida pela Semed e Telefônica.

Com a ampliação da parceria, serão formados mais 2,1 mil educadores e beneficiados o total de 58 mil alunos das zonas urbanas e rurais da cidade. Na sexta-feira, 23, haverá entrega de kits tecnológicos na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, localizada no Paraná da Eva, no Rio Amazonas, zona Rural Ribeirinha.

As 140 escolas participantes receberão a maleta Aula Digital, composta por notebook, projetor com tela de projeção, roteador e tablets. Os equipamentos vão possibilitar que crianças e adolescentes possam desenvolver as competências do aluno do Século 21 por meio das tecnologias.

Para o presidente-executivo da Vivo, Eduardo Navarro, a iniciativa do projeto de levar tecnologia para as escolas públicas, tornando esse acesso democrático, atende a necessidade de uma geração de crianças e adolescentes que já nasceram inseridos em um mundo conectado. “Nós já não conseguimos mais viver sem internet e vai ser cada vez mais assim e essas crianças precisam estar preparadas para esse mundo, para que daqui 20 anos eles estejam preparados para bons empregos”.

Carlos Della Rocca / Fundação Telefônica Vivo


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7