Brasília Amapá |
Manaus

Prazo para declarar o Imposto de Renda termina nesta segunda-feira

Compartilhe

Manaus – O contribuinte que deixou para enviar a declaração do Imposto de Renda (IR) hoje, 30, deve agilizar para não ter que pagar multa, que vai de R$ 165,74 a até 20% do imposto devido. Especialistas recomendam enviar o formulário, ainda que incompleto, e depois fazer uma declaração retificadora.

— No caso do contribuinte que ainda não prestou contas ao Fisco e nem separou os documentos, é recomendável pegar a declaração do ano anterior, replicar os saldos e entregar o formulário, mesmo incompleto, para evitar multa — explica o advogado tributarista Antonio Colucci. — Depois, é preciso reunir as informações, preencher de novo o formulário com os dados atualizados e enviar a declaração retificadora.

Hoje, o mais importante é preencher os campos que mostrem sua renda, porque eles vão interferir numa possível restituição. O primeiro passo é ter em mãos o informe de rendimentos do trabalho, se for empregado com carteira assinada, já que nele estão as principais informações sobre salário e gastos com plano de saúde. Aposentados precisam informar rendimentos de previdência — seja pública ou privada, caso tenha. Renda de aluguel também está entre as prioridades, pois é rendimento tributável. Gastos com despesas médicas e educação, que podem interferir nas deduções, são importantes.

Segundo os especialistas, o que pode ficar para um segundo momento são os rendimentos não tributáveis, como poupanças ou rendimentos de tributação exclusiva, como Participação nos Lucros e Resultados.

Quem entregar a declaração na correria deve ficar atento, no entanto, ao modelo escolhido, se simplificado ou completo. Isso porque ele não pode ser alterado numa eventual retificação.

Fonte: Extra Globo


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7