Brasília Amapá |
Manaus

‘Diversidade de gênero’ pode ser tema de redação do Enem

Compartilhe

Os professores têm dado algumas dicas valiosas para quem vai fazer o Enem 2017. A possibilidade de o tema que toca a diversidade de gênero, e as discussões que vêm girando em torno do assunto, ser o foco da prova.

O comportamento mundial e alguns produtos da indústria do entretenimento reforçam essa nova fase, especialmente nas grandes metrópoles. O sucesso da cantora Pabllo Vittar, que em entrevista à revista Glamour se identificou como um “menino gay, que faz drag e se relaciona com homens gays”, ou de séries como “Orange is the new Black” que traz mulheres gays para o centro da trama, reforçam a discussão.

O caminho para os candidatos se saírem bem ao falar do tema é aproveitar a grande quantidade de informações que estão sendo veiculadas no momento em todos os meios. E buscar esclarecimentos não é tarefa dispensável, já que muitas pessoas ainda confundem, por exemplo, identidade de gênero com orientação sexual. A diferença pode ser cobrada na prova e ser questão central da redação.

O Livro “Identidade Sexual e Transexualidade”, dos autores Tereza Rodrigues Vieira e Luiz Airton Saavedra de Paiva, explica que a orientação sexual está relacionada a sexualidade de cada indivíduo, ou seja, a por qual sexo ele sente atração. A ONU considera possível ter orientação heterossexual, homossexual, bissexual ou assexual, independentemente da identidade.

Já a identidade de gênero está relacionada a maneira como você se enxerga e com qual gênero você mais se identifica.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7