Criança de 7 anos morre carbonizada em incêndio no Tancredo Neves em Manaus
Samira Santos Martins, de 7 anos de idade, morreu queimada, na tarde desta quarta-feira (8), em um incêndio que atingiu a casa onde ela morava, na Rua Rubelita, próximo ao ‘Campo do Tancredão’, na comunidade Nova Floresta, bairro Tancredo Neves, na zona leste de Manaus, segundo informou o Corpo de Bombeiros, por meio de assessoria de imprensa.
Segundo a mãe da criança, Cleomara Santos Martins, 25, a vítima estava acompanhada da avó materna, que estava fora da residência para dar banho no irmão de Samira, de 5 anos. “Eu perdi a minha filha, não consigo nem ver o corpo dela. Queimou tudo. Eu vim correndo pra cá quando soube, mas não deu tempo”, disse, muito abalada, acrescentando que estava trabalhando em uma rua próximo a casa da família, onde ocorreu o incêndio.
De acordo com relatos de vizinhos, faltou energia no local por volta de 14h e, quando voltou, eles escutaram uma explosão. “Explodiu a televisão e uma botija de gás, na casa da criança, e foi quando a mangueira se soltou e ficou balançando, soltando gás pela casa e espalhando o fogo”, contou o autônomo Éder Raposo de Oliveira, 31.
A casa onde a criança morreu carbonizada tinha apenas um cômodo. Minutos após a explosão, dezenas de vizinhos de reuniram para tentar apagar o incêndio e salvar a garota, mas as chamas estavam a cerca de 7 metros de altura, conforme os vizinhos.
O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado ao local às 14h48 e duas viaturas dos Bombeiros atenderam a ocorrência em um tempo-resposta de 6 minutos. O corpo da criança foi carbonizado e o Instituto Médico Legal (IML) realizou a remoção do corpo.
O técnico da Defesa Civil Municipal, Nonato Laurênio Santos, esteve no local e informou que a casa será interditada por risco de desabamento. “Não tem condições de ninguém ficar aqui dentro, todos vão ter que sair pois vamos solicitar a demolição do local”, disse. Funcionários da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) realizaram o cadastro da família para agilizar o auxílio-moradia.