Brasília Amapá |
Manaus

Como motivar, biologicamente, a felicidade é um dos temas na programação do ‘Mês da Mulher’

Compartilhe

Manaus – Como parte da programação do “Mês da Mulher”, a Prefeitura de Manaus realiza, nesta quarta-feira, 7, às 14h, a palestra “A fantástica molécula do prazer de viver (ocitocina)”, ministrada pela farmacêutica-bioquímica, com especialização em Epidemiologia do Câncer e mestranda em Atenção ao Paciente com Câncer, Mary Carvalho. O evento será no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizado na avenida Mário Ypiranga, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.

A palestra é aberta ao público em geral, gratuita e os participantes receberão certificados da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). Conforme a palestrante, que virá pela primeira vez a Manaus, a felicidade não, necessariamente, deve estar ligada a um sentimento afetivo ou a uma conquista, ela pode estar associada a um processo biológico, que o desencadeia pelo corpo e a “força” a ser feliz.

Para tanto quatro substâncias químicas, o chamado “quarteto da felicidade”, formado pela endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina. Durante a palestra, Mary irá ensinar formas para estimular a ação da ocitocina no organismo, dentre as quais estão o abraço, exercícios ao sol, afeto, beijo na boca, massagem e interação social, especialmente com quem gosta de nós e não com quem apenas nos tolera. A palestrante também irá informar sobre os fatores que inibem a molécula ocitocina de agir. Menopausa, depressão, hipotireoidismo, insônia, amamentação, esclerose, raiva e medo são alguns deles.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7