Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura de Manaus entrega Ponte Norman Arruda e libera o tráfego total na Lóris Cordovil

Compartilhe

Manaus- Após ficar 80 dias interditada para obras em consequência de um desmoronamento provocado pela ação do tempo e das chuvas do inverno amazônico, a nova ponte da avenida Lóris Cordovil foi entregue, na manhã desta quinta-feira, 6∕7, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e pelo vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta. A ponte engenheiro Norman Arruda, como a estrutura foi nomeada, garante agora maior segurança ao fluxo de veículos na via, uma das mais importantes da Alvorada 1 e importante acesso para outros bairros da cidade.

A nova estrutura possui um tabuleiro mais amplo, medindo 16×16 e está a partir de agora mais apropriada para o fluxo intenso e crescente de veículos da cidade de Manaus. De acordo com o prefeito Arthur Virgílio Neto, a antiga estrutura, feita em gabião, uma técnica utilizada em 1983, quando a ponte foi construída, foi totalmente substituída por uma estrutura mais moderna e mais condizente com a nova realidade da cidade.

“Esta obra durou muito, durou 34 anos. Normalmente, o gabião dura 20 anos, mas essa estrutura que entregamos hoje foi feita para durar uma vida inteira. Ela foi feita com metragem cúbica de concreto substancial. Nós temos aqui paisagismo, pavimentação em cima da obra, que é lá embaixo ainda mais bonita e que vai segurar o trânsito para valer. Essa ponte segue o padrão da Prefeitura de Manaus e embeleza a cidade, mas, antes de tudo, garante o direito de ir e vir do cidadão”, afirmou.

Seguindo as normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a obra recebeu a instalação de 48 estacas com 13 metros de profundidade. O vice-prefeito e secretário da Seminf, Marcos Rotta, explicou que assim como a ponte Norman Arruda, Manaus tem outras pontes que precisam de obras imediatas e todas elas estão sendo monitoradas para que em breve recebam tecnologia semelhante aplicada à ponte entregue na manhã desta quinta-feira.

“Estamos muito felizes e satisfeitos por entregar esta importante obra que teve seu prazo de validade e que agora recebeu obras que a qualificam para o futuro. Aqui foi empregada uma tecnologia moderna, o que faz dela uma ponte extremante duradoura e com o padrão de qualidade exigido pela nossa administração e pelo prefeito Arthur. Estamos mapeando as pontes antigas para reformá-las. Já temos a identificação de mais ou menos 150 pontes na cidade de Manaus, algumas em situação precária. Ontem tivemos uma reunião neste sentido com o Banco Mundial, reuniremos com os nossos parlamentares federais e vamos tratar com a Caixa Econômica Federal para garantirmos recursos para os serviços”, adiantou.

A próxima ponte a receber obras, segundo o secretário Rotta, será a da Avenida Professor Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul.

Homenagem

A Ponte Norman Arruda é uma homenagem ao colaborador público municipal/técnico em Edificações que dedicou 47 anos de trabalho à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e morreu em 2016, aos 68 anos. Norman Arruda era responsável pela implantação das redes de drenagens e dragagens no município de Manaus.

Filho de Norman Arruda, o também funcionário da Seminf, Norman Arruda, estava emocionado e agradecido à Prefeitura de Manaus pela homenagem prestada ao pai e à família. “Nós da família só temos a agradecer ao prefeito por ter prestado essa homenagem ao meu pai. Foi uma longa vida dedicada à Seminf e ao dia a dia da secretaria para a construção de uma cidade melhor”, destacou.

O descerramento da placa em homenagem a Norman Arruda foi feito pela mãe dele, Francisca Rosa Arruda, 85. Norman Arruda teve cinco filhos e 12 netos. Sempre muito bem disposto, companheiro, humilde, trabalhou anonimamente em prol de comunidades. Seu falecimento ocorreu em 3 de setembro de 2016, após complicações cardíacas. Trabalhou efetivamente desde 1969, quando foi contratado pelo município como técnico em edificações. Estava na ativa até a sua repentina partida aos 68 anos de vida.

A obra

Além da conclusão das obras da nova estrutura, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) implantou nova sinalização horizontal no local e reposicionou a sinalização vertical na nova ponte. O asfalto também recebeu linhas de bordo de pista, seccionadas, contínuas e de retenção. As placas indicativas de fluxo foram reposicionadas para orientar condutores sobre o acesso aos bairros da zona Oeste.

Outra contribuição à obra é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que realizou o paisagismo do canteiro central da via onde a ponte está instalada. Foram plantadas 686 mudas de espécies ornamentais, com flores e folhagens. O trabalho se estendeu até a Avenida do Samba, onde foi feita a reposição de 56 mudas de árvores. Destas, 26 são da espécie ipê, que também dá flores. O canteiro central revitalizado tem aproximadamente 200 metros de extensão e também recebeu grama. O trabalho foi realizado pela equipe do Programa Arboriza Manaus.


Fotos: Alexandre Fonseca/Seminf.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7