Brasília Amapá |
Manaus

Governador David Almeida garante apoio para os festivais folclóricos em Manaus, Manacapuru e Itacoatiara

Compartilhe

O Governador David Almeida afirmou que o tradicional Festival Folclórico do Amazonas, o Festival de Cirandas em Manacapuru e o Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) vão receber, neste ano, apoio do Governo do Estado. David Almeida ressaltou o apoio neste domingo (16), durante a realização do Campeonato Brasileiro de Karatê, na Arena Amadeu Teixeira, com a participação de mais de 600 atletas. O evento teve a parceria do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sejel).

O Governo do Amazonas vai fazer o repasse de R$ 1 milhão para a realização do 60º Festival Folclórico do Amazonas. O evento será realizado no Anfiteatro da Ponta Negra, conforme a Secretaria de Cultura (SEC), para aproveitamento da infraestrutura local, com vistas a gerar mais economia na realização do evento. O valor disponibilizado só será liberado para os 72 grupos folclóricos da categoria Ouro e Bois Bumbás, estes últimos distribuídos entre as categorias Master A, Master B, Regional e Tradicional, e com acesso e decesso.

O governador destacou que, além da saúde e segurança, o incentivo ao esporte e às manifestações culturais são prioridades em sua gestão. “Vamos retomar o festival folclórico de Manaus, assim como a ciranda de Manacapuru que, ano passado, não teve apoio do Estado, o Fecani. Olhamos para esses eventos como fomentadores de emprego renda para muitas famílias”.

Brasileiro de Karatê – O campeonato Brasileiro de karatê foi realizado, entre os dias 14 e 16, na Arena Amadeu Teixeira. A disputa em Manaus foi a última etapa da competição nacional e serviu como seletiva para o Pan-Americano da modalidade, que acontece em agosto, na Argentina. David Almeida pode ainda conhecer os três atletas amazonenses classificados para a seleção brasileira no campeonato na Argentina.

“Eu parabenizo o Gabriel Marques, a Nathália Farias e o Ryan Cristian pela brilhante conquista e por representar bem nosso Estado. Assim como agradeço à Federação Amazonense de Karatê e a Sejel pela recepção e logística oferecidas a todos os atletas. O esporte é uma ferramenta de ressocialização e de inclusão social. Isso demonstra que nosso Estado tem capacidade de realizar grandes eventos esportivos e trabalhar o potencial de nossos atletas”.

Conquistas – O presidente da Federação de Amazonense de Karatê (FAK), Washington Melo, avaliou como positivo os resultados do campeonato. “Estamos felizes de ter a chance de receber o Brasileiro em Manaus, num novo formato que proporciona uma competitividade maior e um nível técnico elevado. Tivemos aqui, durante os três dias, 21 estados disputando a competição, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Roraima, entre outros, e os atletas deram tudo de si. Só tenho agradecer ao apoio da Sejel, pois sem o auxílio, seria impossível trazer a competição para nossa cidade”, destacou o presidente.

A atleta Nathália Farias, 13 anos, disse que vai reforçar os treinos para a ter um bom desempenho na Argentina. “Como treinei bastante, fico grata pela vaga na seleção brasileira. E agora vamos focar no Pan da Argentina, sabendo que, assim como foi aqui em Manaus o nível foi alto de disputa, lá será mais ainda. Mas vamos para essa vitória”.

David Almeida com o diretor da Confederação Brasileira de Karatê, Luiz Carlos Cardoso, e com o presidente da Federação Amazonense, Washington Melo

 

Fotos: Bruno Zanardo e Joel Arthus (Secom)


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7