Brasília Amapá |
Manaus

Centro de Diagnóstico do Delphina Aziz zera filas de vários exames

Compartilhe

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na zona norte, conseguiu zerar as filas de espera para a realização dos exames de ecocardiograma infantil, tomografia, endoscopia digestiva, colonoscopia, retossigmoidoscopia e mamografia. Além disso, a unidade, que pertence à rede estadual de saúde, superou a meta de atendimento no pronto-socorro, que era de 12 mil e saltou para 14,5 mil em junho.

A agilização dos procedimentos se deve à entrada em operação do Centro de Diagnósticos da unidade e ao trabalho de gestão hospitalar realizado no hospital.

Com um moderno parque de imagens, o Delphina Aziz realizou apenas este ano mais de 43 mil procedimentos de alta complexidade em apoio ao diagnóstico correto. São 13 tipos de exames disponíveis: tomografia computadorizada, ressonância, raios-X telecomandado, colonoscopia, endoscopia, ultrassonografia com doppler, ecocardiograma, holter, mamografia, entre outros.

Os exames são agendados exclusivamente pelo Sistema de Regulação do Amazonas (Sisreg). De acordo com a coordenação do sistema, a fila de espera se caracteriza quando os pacientes que agendaram a solicitação de exame não conseguem realizá-lo no prazo de até 30 dias.

“Esse trabalho faz parte de um plano estratégico para zerar as filas por exames no Amazonas. O parque de imagens é importante para o diagnóstico preciso de pacientes e, consequentemente, para o tratamento adequado. Temos a certeza de que a tecnologia é uma grande aliada para a saúde”, afirma o diretor técnico do HPS Delphina Aziz, Cássius Segatto.

Completando três anos de existência neste ano, o Delphina Aziz atende pacientes de todas as zonas de Manaus sendo com maior incidência das zonas norte e oeste, além de receber também pacientes que são encaminhados por municípios do interior do Estado.

O atendimento na unidade hospitalar pública vem recebendo a aprovação da população com um percentual de 92,6% – medido por meio de pesquisa de opinião mensal com os pacientes. “Essa pesquisa é um dos instrumentos que utilizamos para melhorar nossos processos”, destaca o diretor administrativo Remídio Vizzotto Júnior. Em 2017, mais de 9 mil pacientes participaram da pesquisa e avaliaram o atendimento que receberam.

“O atendimento no Delphina Aziz foi muito bom. Fiquei bastante satisfeita. O ambiente é limpo e os funcionários são bastante educados. Espero que continue assim”, disse a autônoma Lorena Correa de Aquino, 40 anos. Ela foi levar o neto Jeovane da Silva, de 3 anos, para fazer o exame de Raio X.

A dona de casa Kelly da Penha, 32 anos também se disse satisfeita ao ser atendida na unidade hospitalar. “Aguardei apenas uma semana para fazer um exame de Raio X. Foi bem mais rápido que o atendimento que tinha antes na Zona Leste”, disse a moradora do bairro Tancredo Neves.

Planejamento e humanização

O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz é administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), que faz uma gestão com foco no resultado e planejamento. Os setores que compõe a unidade seguem metas e indicadores precisos que apontam os caminhos mais adequados para a gestão que também primam pela humanização no atendimento.

Segundo balanço de três anos, desde que foi inaugurado em 2014, o Delphina Aziz já atendeu mais de 510 mil pacientes de urgência e emergência e mais de 43 mil exames de alta complexidade.

Os mais de 510 mil atendimentos são nas especialidades de pediatria, clínica médica e cirurgia em geral dos prontos-socorros adulto e infantil que atendem 24 horas por dia. O número de exames no atendimento de urgência e emergência foi superior a 777 mil. Mais de 10 mil internações foram realizadas na unidade que possui 62 leitos. “Com a boa gestão dos leitos, os pacientes permanecem o tempo necessário para reestabelecer sua saúde e conseguimos receber mais pessoas que precisam de internação”, disse Vizzotto Jr.

O Hospital e Pronto Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz fica localizado na Avenida Torquato Tapajós, s/n, Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus. O horário de funcionamento dos Prontos Socorros adulto e infantil é de 24 horas. Já o Centro de Diagnóstico funciona das 6h às 21h.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7