Brasília Amapá |
Manaus

Sindicato dos Médicos do Amazonas solicitam Impeachment do Governador Wilson Lima

Compartilhe

Amazonas – Nesta terça-feira (21), o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mario Rubens Macedo Vianna, encaminhou ao presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas Josué Neto, uma petição solicitando o Impeachment do Governador Wilson Lima e o vice-governador Carlos Almeida.

A denuncia feita no requerimento está baseada no artigo 74 e seguintes da Lei Nº 1.079/195 c/c Artigo 55 da Constituição do Estado do Amazonas e demais normas Regimentais aplicáveis à espécie tendo em vista a prática de crimes de responsabilidade e improbidade.

O requerimento apresenta a crise na saúde pública do Estado do Amazonas desde o ano de 2019. O texto relata que foram observados diversos atos do Poder Executivo Estadual no Amazonas, todas englobando super faturamento, fazendo com que essas áreas ficassem à beira do colapso.

Ademais, o Estado do Amazonas foi alvo de matérias em veículos de comunicação nacionais no mês de dezembro de 2019, mostrando ao país inteiro a situação que se encontrava a saúde pública no estado, em especial no Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, Maternidade Balbina Mestrinho e Ana Braga.

No documento o sindicamento menciona também os casos de óbitos de crianças recém-nascidas por conta da falta de materiais, leitos medicamentos e até mesmo negligência médica devido ao descaso do Governo do Estado.

COVID-19

De acordo com o requerimento, atualmente o Governo do Estado está enfrentando um cenário caótico na saúde pública, principalmente com o avanço de casos de coronavírus. O colapso no Amazonas chegou no dia 09/04, os principais Prontos-Socorros do estado estão atendendo praticamente apenas pacientes Covid-19. Porém continuam recebendo pacientes de urgência e emergência, principalmente pacientes cardíacos e vasculares, que acabam misturando com pacientes da Covid-19, aumentando o contágio da doença, muitos pacientes chegam a morte.

A petição apresenta vários fatos que respaldam a solicitação do Impeachment, requer ainda que sejam determinadas todas as providências legais e de praxe, tanto necessárias.

Veja a petição:


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7