A programação pelo Dia da Terra terminou neste sábado, 13/4, com a revitalização da escola municipal Vila da Felicidade, no bairro Mauazinho, zona Leste de Manaus. Entre as melhorias estão a implantação de um jardim e horta sustentável, a pintura de uma mini-quadra de esportes e amarelinhas no pátio, a entrega de uma sala de educação infantil que foi totalmente recuperada com pintura e novo mobiliário, além da recuperação de computadores do Telecentro.

A ação foi promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), e pela empresa Flex Smart, instalada no Polo Industrial de Manaus (PIM), que também disponibilizou uma equipe dos seus recursos humanos para realizar palestras e cadastros de candidatos para vagas de emprego. A atividade teve ainda apoio das secretarias municipais de Educação (Semed), beneficiária do projeto, e Limpeza Urbana (Semulsp), com a limpeza na área externa da escola, além da Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), com a fiscalização da manutenção das luminárias em todas as ruas da comunidade.

A secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves, lembrou que a parceria com a inciativa privada é parte do trabalho estratégico desenvolvido pela secretaria, criada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, a fim de melhorar serviços que beneficiem a população. “Quem ganha somos todos nós: a escola, o município, a empresa e, principalmente, as crianças. Assim como esse, há outros projetos em andamento que também vão levar mais qualidade de vida à população, o cuidado com o meio ambiente e responsabilidade social conforme orienta o prefeito”, destacou.

A gerente geral da Flex, Valéria Valente, disse que foi uma grande satisfação trabalhar pelo segundo ano consecutivo com a prefeitura, propagando ações de meio ambiente e sustentabilidade alusivas ao Dia da Terra. “Este ano atuamos com os diversos públicos, como jovens na limpeza de um igarapé, ação na Casa do Idoso São Vicente de Paula, caminhada ecológica com crianças no Parque do Mindu, encerrando as ações com a revitalização desta escola, nossa contribuição para a sociedade”, afirmou.

Para a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Araújo, esta ação que vem contribuir bastante com o aprendizado dos alunos. “Essa escola trabalha a educação integral, que visa o desenvolvimento de todos os aspectos cognitivos e sabemos que este trabalho vai trazer uma qualidade melhor ao processo educativo e emocional de nossas crianças. Queremos agradecer a todos por esta ação. Estamos aqui com a equipe do Oca do Conhecimento desenhando uma borboleta que é o símbolo da educação e vamos propagar a educação ambiental com os alunos”, disse.

A escola municipal de Educação Integral Vila da Felicidade atende, em média, 150 alunos da educação infantil ao ensino fundamental em tempo integral. Em 2015, foi considerada o melhor IDEB de Manaus e, em 2017, manteve o título de melhor escola da Zona Leste no IDEB. “Vamos aproveitar muito este espaço que não tínhamos e mostrar às crianças como as coisas são feitas para poderem reproduzir em suas casas”, disse o gestor Francisco Sales, reforçando o trabalho com educação ambiental.

As crianças agora possuem um espaço revitalizado. Para a aluna Luciana Silva, de 9 anos, que estuda no terceiro ano do Ensino Fundamental, o lugar será bastante cuidado e admirado pelos colegas. “Estou muito feliz com mais este espaço. Agora vamos poder ter aula aqui, brincar e admirar”, comemorou.

Parceira com a iniciativa privada

A Flex conta com 100 unidades em todo o mundo, todas participantes do “Desafio da Terra”, período alusivo ao Dia da Terra, em que cada uma elabora programações que envolvam seus colaboradores e a comunidade do entorno das sedes. Atualmente, a empresa possui duas unidades fabris na capital e conta com 700 colaboradores diretos na fabricação de manufatura de eletroeletrônicos e, no segundo semestre, deverá iniciar a produção de televisores.

Em Manaus, pelo segundo ano consecutivo, as ações foram realizadas em parceria com a Prefeitura de Manaus, lideradas pela Semppe, e incluíram uma atividade de limpeza do margem do igarapé do Parque do Mindu; uma caminhada ecológica com crianças assistidas pelo Lar Batista Janell Doyle; ação de conscientização na Casa do Idoso São Vicente de Paulo; e palestra sobre compostagem para colaboradores.