Prefeitura disponibiliza 6,3 mil vagas para remanejamento no Bolsa Idiomas
Manaus – A Prefeitura de Manaus concluiu, no final da tarde desta quarta-feira, 23/1, o recebimento de documentação da primeira chamada do Programa Bolsa Idiomas, e disponibiliza aos candidatos em reserva um total de 6.386 vagas para remanejamento, a partir das 9h desta quinta-feira, 24, no site portalespi.manaus.am.gov.br.
O sistema estará aberto até as 23h59 do próximo domingo, 27, e o resultado da segunda chamada do programa será divulgado no dia 31/1. As informações são da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).
O secretário da Semad, Lucas Bandiera, pontua que as vagas são remanescentes da primeira chamada do Programa, que contou nesta edição com 18.964 bolsas, de 50%, 75% e 100%, em cursos de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e mandarim.
“Os candidatos que não entregaram a documentação ou que por ventura não se enquadraram nos requisitos previstos na legislação deixam vaga em aberto. Portanto, as pessoas que estão no cadastro de reserva podem a partir do dia 24 de janeiro até o dia 27 entrar no site da Prefeitura, no portal Espi, para fazer o remanejamento da sua opção de vaga”, explica.
Desde a sua criação, em 2013, o Bolsa Idiomas já ofertou mais de 111,8 mil vagas em cursos de idiomas para pessoas de baixa renda. No ano passado, mudanças na legislação do Programa abriram a oferta de idiomas, permitindo o credenciamento de novas opções além de inglês e espanhol em seus processos seletivos.
Além disso, frisa a diretora-geral da Espi, Stela Cyrino, o limite de renda foi ampliado, a partir desta edição, de 1,5 para 2,5 salários mínimos por pessoa da família. Para concorrer as vagas, os candidatos devem ser residentes em Manaus, a partir de 16 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio e não ser beneficiário de programa similar mantido pelo poder público.
Nesta edição, o programa conta com a parceria de 11 instituições: Argus, Aslan, Dom Bosco, Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), Fucapi, Inglês e Companhia, Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (Icbeu), Multicursos, My Way Idiomas, Quality e Yes Idiomas.