Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura apresenta balanço positivo do Carnaval

Compartilhe

Com mais de mil servidores municipais em ação no Carnaval 2019, a Prefeitura de Manaus apresentou um balanço positivo da atuação das equipes de pronta-resposta, que garantiram a efetividade da prestação dos serviços essenciais à população durante o fim de semana, o feriado e os pontos facultativos do período momesco.

“Esse trabalho integrado, planejado e executado com esmero já é marca da nossa gestão. Atuamos no trânsito, transporte, limpeza e, sobretudo, na saúde com o combate ao H1N1 que vamos intensificar ainda mais. Além disso, não paramos também com as obras pela cidade. Portanto, agradeço a todos os servidores públicos envolvidos e também ao vice-prefeito Rotta pelo empenho nesse período”, afirmou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

 

Mesmo nos pontos facultativos, foram quase 2,5 mil atendimentos nas dez unidades de saúde de referência para as síndromes virais mantidas em funcionamento, além de 85 toneladas de lixos retirados do entorno do Sambódromo pelas equipes de limpeza do município. Ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) também foram realizadas para resolução de demandas mais urgentes, assim como para a continuidade das obras já em andamento.

 

“Trabalhamos em regime de plantão para garantir tranquilidade e uma prestação de serviço eficaz para os que queriam brincar o Carnaval, aos que optaram por não brincar e também àqueles que trabalharam neste período”, destacou o vice-prefeito Marcos Rotta, reforçando os agradecimentos aos servidores envolvidos na operação.

 

Seguindo a determinação do prefeito Arthur, Rotta acompanhou de perto todas as ações desenvolvidas pela prefeitura e destacou o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no monitoramento e atendimento prioritário aos pacientes com quadro de síndromes virais. “Fiz questão de percorrer algumas unidades para verificar a demanda pelo medicamento antiviral Tamiflu e também o abastecimento e o controle na dispensação do remédio para a população”, disse.

 

O suporte de mais de 500 agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) e da Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU) garantiu mais segurança e fluidez do trânsito no entorno do Centro de Convenções Sambódromo e também nas áreas de realização de bandas e blocos de Carnaval. As equipes coordenaram o fluxo de veículos e atuaram na fiscalização, controle e ordenamento de automóveis e pedestres. As linhas do transporte coletivo foram reforçadas e ainda contaram com coletivos reservas, que serviram de apoio à operação da SMTU.

 

Ao todo, 110 bandas e blocos de rua em todas as zonas de Manaus receberam o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), com sonorização, iluminação, palco ou equipamentos similares e banheiros químicos.

 

Após os desfiles das Escolas de Samba, mais de 85 toneladas de lixo foram recolhidas. As dependências do Sambódromo, avenida do Samba e adjacências receberam equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), com mais de 120 funcionários atuando com dois carros coletores fixos na manutenção do local. Um dos principais cartões postais da cidade, a ponte Rio Negro, também recebeu atenção das equipes de limpeza com serviços em toda a sua extensão.

 

Obras em andamento

 

Mesmo no Carnaval, as obras em execução pela Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf) seguiram em ritmo acelerado. O vice-prefeito acompanhou as ações de melhorias na infraestrutura da cidade, com vistoria a obras nos bairros Aparecida, Parque São Pedro, Rio Piorini, Alvorada e Nova Esperança.

 

“As ações de infraestrutura não podem parar. E, nesse Carnaval, a Seminf atuou com 300 homens para garantir a continuidade dos serviços básicos na cidade de Manaus. Além disso, a equipe de pronta resposta, que estava de sobreaviso, foi acionada para verificar a situação de uma ponte na rua Jufari, no Nova Esperança. Recebemos a demanda dos moradores da área, fomos ao local e nossos técnicos e engenheiros constataram risco iminente de queda da estrutura”, explicou Rotta.

 

Na próxima segunda-feira, 11/2, a prefeitura iniciará o serviço de reestruturação da ponte. A nova estrutura terá, aproximadamente, 14 metros de comprimento, com 5,5 metros de largura, todo com aduelas em concreto armado. Em paralelo, já foram iniciados os serviços no local com a limpeza do leito do igarapé.

 

— — —

Foto: Nathalie Brasil / Semcom

Siga-nos no Google News Portal CM7