Brasília Amapá |
Manaus

Trabalhadores decidem manter ocupação nas fábricas da Mabe SP

Compartilhe

SÃO PAULO — Os metalúrgicos da empresa de eletrodomésticos Mabe (dona da Dako e da Continental) decidiram manter a ocupação das fábricas em Campinas e Hortolândia, no interior de São Paulo. A ocupação chega ao quinto dia e foi iniciada depois de a empresa ter a falência decretada pela Justiça.

A Justiça resguardou aos trabalhadores o direito de receberem as guias de saque do FGTS e do seguro desemprego junto à Caixa. A administradora judicial da massa falida propôs a realização de um mutirão de RH na fábrica hoje, desde que houvesse a liberação das fábricas. Segundo o sindicato, a decisão de manter a ocupação é porque não há garantia de pagamento de outros direitos trabalhistas, como a multa de 40% sobre o FGTS.

Os trabalhadores explicam que o objetivo da ocupação é impedir que o maquinário seja removido para que possa ser usado como possível fonte de receita. A Mabe passou três anos em recuperação judicial e desde dezembro demitiu 342 funcionários.

Em nota, a administradora da massa falida disse entender que os trabalhadores “são vítimas nesse processo, mas lamenta a posição do sindicato e o resultado das assembleias, tendo em vista os esforços realizados em conjunto para a regularização da situação dos trabalhadores”.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7