Brasília Amapá |
Manaus

Nova equipe econômica precisa de metas realistas, diz Henrique Meirelles

Compartilhe

BRASÍLIA – Escalado como ministro da Fazenda num possível governo Michel Temer, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles deu entrevista ao “Jornal Nacional” desta quinta-feira. Com uma narrativa que agrada investidores e mercado financeiro, num discurso de austeridade fiscal e confiabilidade, ele disse que a nova equipe econômica tem de ter metas realistas, que serão cumpridas para controlar a escalada da dívida pública do país.

Segundo o “Jornal Nacional”, Meirelles disse que o primeiro passo do governo novo tem de ser um encontro com a realidade das contas públicas. Ele detalhou a prioridade:

— Metas realistas, criveis que serão cumpridas. Isso é muito importante. Todos, cada vez mais, têm de ficar confiantes que o que é sinalizado ou o que é declarado como meta é cumprido — frisou o economista.

De acordo com a reportagem, Meirelles avalia como o principal desafio será reverter a expectativa sobre a trajetória do crescimento da dívida pública.

— Mostrar claramente que as medidas que estão sendo propostas e que serão aprovadas, muito provavelmente pelo Congresso – à medida que sejam – vão permitir que a trajetória da dívida pública brasileira seja sustentável e os efeitos mais rápidos. De maneira que o risco possa ter reação bem rápida. O investimento e a confiança possam voltar com tempo suficiente para a economia reagir rapidamente.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7