Brasília Amapá |
Manaus

IPVA 2021 fica mais barato no Amazonas; veja o calendário de vencimento

Compartilhe

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará, em média, 3,37% mais barato para carros usados, em 2021, segundo a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). As guias para o pagamento do imposto estarão disponíveis a partir de segunda-feira (4) e a cobrança começa no dia 29 de janeiro.

O cálculo tem como base os valores da tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), instituição especializada no monitoramento do preço de veículos, e contratada por todos os estados da federação para saber quais os valores dos carros.

Com frota tributável de mais de 650 mil veículos, a expectativa de arrecadação é de R$ 368 milhões. Considerando os valores de inadimplência de exercícios anteriores que, segundo o governo, estão sendo recuperados por um programa de remissão fiscal, o recolhimento pode chegar a R$ 390 milhões.

De acordo com a Sefaz, o pagamento antecipado do imposto dá direito a um desconto de até 10% no valor e, com o desconto do Bom Condutor, estabelecido pela Lei Estadual nº 203/2014, essa redução pode chegar perto de 30% do valor do imposto.

Já o não pagamento do imposto ensejará o vencimento do valor integral, acrescido de juros e multas de: 20% do valor do imposto, no caso de recolhimento espontâneo e 50% no caso de o veículo ser apreendido por órgão competente.

Alíquotas

As alíquotas do IPVA são de 3% para veículos de passeio, comercial leve e veículos de esporte ou corrida, com capacidade superior a 1.000 cilindradas e de 2% para veículos de carga, de transporte coletivo, biciclos, triciclos e demais veículos, inclusive de passeio e comerciais leves com capacidade até 1.000 cilindradas.

 

Fonte: G1


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7