Brasília Amapá |
Manaus

INSS retorna atendimento presencial sem agendamento prévio a partir deste mês

Compartilhe
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que, a partir deste mês, retoma gradualmente o atendimento presencial sem a necessidade de agendamento prévio. A decisão saiu em uma portaria publicada nesta quarta-feira, 2, no Diário Oficial da União (DOU).
Os serviços presenciais haviam sido suspensos em 2020 em razão da pandemia da covid-19, mas no mesmo ano foram retomados mediante agendamento prévio. Agora, o órgão volta de vez sem os beneficiários precisarem marcar para ir até as agências.
Assim, as agências do INSS retomam o atendimento espontâneo, realizado na triagem, no autoatendimento orientado ou em guichê específico para informação ou orientação, sem necessidade de prévio agendamento. O retorno será feito de maneira gradual para evitar filas externas ou aglomerações no interior das agências.
De acordo com a portaria, as atividades de orientação sobre benefícios e serviços previdenciários deverão retomar neste mês, assim como os atendimentos por decisão judicial, para emissão de senha para acesso à plataforma gov.br, para acesso aos serviços ofertados pelo autoatendimento orientado, nas unidades que participam do projeto do novo modelo de atendimento.
Para atendimento de todos os benefícios, o instituto deve observar a prioridade de atendimento prevista em lei, garantida ao idoso maior de 80 anos. A portaria ainda detalha que, nos casos de “Atendimento Simplificado” e “Atendimento Específico”, de baixa e alta complexidade, respectivamente, deverá ser feito agendamento do serviço, por meio da Central 135 ou na própria agência.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7