Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Google promove demissões em massa no Brasil

Compartilhe
Google promove demissão em massa no Brasil

Brasil – Após a recente onda de demissões nos Estados Unidos, o Google anunciou nesta quarta-feira (17/1), que também realizará cortes de empregos no Brasil, com maior impacto no setor de publicidade. Segundo informações do site da revista Exame, profissionais das divisões de vendas e produtos foram surpreendidos com o corte de acesso aos sistemas da empresa, além de serem informados sobre suas demissões.

Os funcionários da gigante da tecnologia foram convocados para reuniões presenciais ou virtuais nesta manhã, onde discutiriam os cortes e a possibilidade de realocação de funções. O processo, de acordo com relatos de alguns profissionais, está sendo caótico, pois não foram marcados horários específicos para esses encontros.

Em 2023, o CEO da empresa enviou um e-mail a 12 mil funcionários anunciando demissões em massa. Segundo o Google, o processo atual faz parte da estruturação da equipe para oferecer o melhor serviço aos clientes do serviço de anúncios Ads. A empresa afirmou que, como parte desse processo, centenas de funções em todo o mundo estão sendo eliminadas.

Os funcionários afetados terão a oportunidade de se candidatar a vagas abertas na equipe ou em outras áreas do Google, conforme comunicado oficial da empresa. A agência de notícias Bloomberg informou que os cortes nos Estados Unidos atingiram até mesmo cargos de vice-presidentes e diretores, com Spyro Karetsos, ex-diretor de conformidade, sendo um dos demitidos.

Em escala global, os funcionários do Google especulam sobre mais cortes durante o ciclo de avaliações de desempenho. Até o final do terceiro trimestre de 2023, a empresa contava com aproximadamente 182 mil empregados. A empresa tem promovido demissões desde 2021, revertendo o aumento de contratações que ocorreu durante a pandemia de covid-19.

Na semana passada, o Google já havia anunciado uma demissão em massa, sem especificar a quantidade exata de cortes. A empresa justificou os cortes como uma medida para reduzir custos, ao mesmo tempo em que anunciou a expansão dos investimentos em inteligência artificial. Em janeiro do ano passado, o Google também comunicou a demissão de mais de 12 mil trabalhadores de diversas áreas, justificando-a como uma resposta à “realidade macroeconômica difícil e distinta”.


Siga-nos no Google News Portal CM7