Brasília Amapá |
Manaus

Conselho da Petrobras aprova corte de 2.279 mil cargos de gerentes

Compartilhe

RIO – O Conselho de Administração da Petrobras aprovou em reunião nesta quarta-feira a composição das seis novas diretorias, além da extinção de 2.279 cargos gerenciais, como parte do novo projeto de reestruturação interna aprovado no início do ano. Segundo comunicado, a Petrobras informou que pelo novo modelo de governança e gestão organizacional, foram extintos 2.279 cargos gerenciais, 43% nas 5,3 mil funções gerenciais em áreas não operacionais, “superando a meta inicial fixada em 30%”.

Segundo a Petrobras, além da redução das funções gerenciais, a nova estrutura também prevê a redistribuição de atividades e a fusão de áreas. Com essas medidas, estima-se uma redução de custos de até R$1,8 bilhão por ano.

O Conselho de Administração aprovou também o nome dos diretores e dos gerentes executivos na nova estrutura interna da companhia que reduziu de sete para seis o número de diretorias. Todos os antigos diretores manterão seus cargos com exceção de Antônio Sérgio que era diretor Corporativo e de Serviços. A diretoria ficou assim:

Hugo Repsold Júnior, Recursos Humanos, SMS e Serviços (DRH&S); Ivan de Souza Monteiro, Financeira e de Relacionamento com Investidores (DFINRI); João Adalberto Elek Júnior, Governança, Risco e Conformidade (DGRC); Jorge Celestino Ramos, Refino e Gás Natural (DRGN); Roberto Moro, Desenvolvimento da Produção e Tecnologia (DDP&T); e Solange da Silva Guedes, Exploração e Produção (DE&P).

Segundo informou a companhia em nota, a escolha dos diretores “seguiu critérios de análise de integridade, de capacitação técnica e de gestão, antes de ser aprovada pelo Conselho de Administração.”

A Petrobras destacou que o novo modelo de governança tem o objetivo de fortalecer os mecanismos de responsabilização dos gestores:

“Serão criados seis Comitês Técnicos Estatutários, compostos por gerentes executivos, que serão corresponsáveis pelas decisões e terão a função de analisar previamente e emitir recomendações sobre os temas que serão deliberados pelos diretores.”


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7