Brasília Amapá |
Manaus

Biodarpe: 10 mil empregos serão gerados diretamente com projeto agroindustrial em Rio Preto da Eva

Compartilhe
Biodarpe: Mais de 10 mil empregos serão gerados diretamente com projeto agroindustrial em Rio Preto da Eva

Amazonas – O projeto do Distrito Bioagroindustrial da Amazônia Rio Preto da Eva (BioDarpe) prevê a geração de 10 mil empregos diretos. Como o município de Rio Preto da Eva está localizado na Região Metropolitana de Manaus (distante 57 km da capital, em linha reta), o Biodarpe também prevê abrangência a outros municípios da região, como: Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Itapiranga, Silves e a própria capital Manaus, podendo gerar ainda outros 40 mil empregos indiretos.

Confira planejamento na integra: BioDarpe

O Darpe é uma ação intergovernamental entre o município de Rio Preto da Eva, Governo do Estado e Governo Federal, que se estende por uma rede de órgãos públicos que inclui as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), de Produção Rural (Sepror), Meio Ambiente (Sema), Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama), além da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e instituições de fomento e pesquisa.

Resultados esperados

Entre os resultados esperados até 2025, está a delimitação específica e vitalícia de uma área dedicada exclusivamente para agroindústria; 50 agroindústrias instaladas no espaço; 10 mil pessoas empregadas; 300 km de ramais asfaltados; A interligação da Rodovia AM-010 com a BR-174, para facilitar o escoamento de cargas e produtos; 5 mil famílias de agricultores envolvidas; projeto de sinalização turística e urbana implantada; fortalecimento da unidade da SUFRAMA em Rio Preto da Eva; Instalação de unidade da Universidade do Estado do Amazonas para formação de corpo técnico e social.

Entrando fase de execução

Em seu segundo ano, desde que foi apresentado ao superintendente da Zona Franca de Manaus Algacir Polsin, o projeto começa a entrar nas fases de execução após as fases de desapropriação de área, cartório e licenças e apresentação dos estudo de impacto ambiental.

A expectativa é que até 2025, pelo menos 50 agroindústrias se instalem gerando cerca de 10 mil empregos diretos  envolvendo mais de 5 mil famílias de agricultores. O objetivo é também instalar uma unidade da Universidade do Estado do Amazonas na região de Rio Preto da Eva para trabalhar na formação do corpo técnico e social.

A ideia é explorar as potencialidades do município em biojoias, extratos aturais, óleos vegetais e fitoterápicos, cultivo de banana, açaí, laranja, mandioca e outras frutas, criação de suínos, bovinos, aves e peixes, além da pesca natural, e movelaria.

Atraindo atividades

O Biodarpe atrairá novas empresas agroindustriais com tecnologias modernas de cultivo, bionegócios, fitoterápicos, fármacos e piscicultura.

Na avaliação do prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza, além de beneficiar o desenvolvimento econômico do Estado, o Biodadarpe irá atender, principalmente, a agricultura familiar dos pequenos produtores da região.

“Graças a Deus e à equipe do governador Wilson Lima, que tem sido sensível a esse projeto, integrado com a Suframa, conseguimos avançar bastante, desde 2019, para fazer essa nova matriz econômica no nosso Estado. Rio Preto da Eva terá a oportunidade como um distrito bioagroindustrial, onde vamos valorizar o produto regional, como o peixe, o frango, a carne bovina, suína e caprina. E, também, poderemos beneficiar, as frutas e verduras e todos os produtos regionais”, disse o prefeito.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7