Brasília Amapá |
Manaus

Ao lado de Wilson Lima, Roberto Cidade apresenta argumentos de defesa para que STF deixe de fora do decreto produtos da ZFM

Compartilhe
Roberto Cidade apresenta argumentos de defesa para que STF deixe de fora do decreto produtos da ZFM

Amazonas – O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), participou na noite desta quarta-feira (4), em Brasília, de audiência com o governador Wilson Lima, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell e o titular da Sefaz, Alex Del Giglio para tratar sobre os decretos presidenciais que prejudicam o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).

“O ministro Alexandre de Moraes se mostrou bastante receptivo aos argumentos apresentados, ele compreende a importância da Zona Franca para o nosso Estado e a expectativa é que a excepcionalidade do nosso modelo seja mantida. Os remédios jurídicos e políticos estão sendo adotados para que quem vença seja o povo do Estado do Amazonas. Nesta quinta-feira iremos ter outra audiência com o ministro Luiz Fux para fazer-lhe esclarecimentos e buscar a sensibilidade do ministro à essa matéria, à Zona Franca de Manaus”, disse.

O Governo do Amazonas ingressou nesta quarta-feira à noite com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o decreto que reduz em 35% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), sem manter a excepcionalidade da ZFM. Anteriormente, o Governo do Estado já havia ingressado com uma outra ADI contestando o decreto que zerou o IPI sobre concentrados.

“Estamos entrando hoje (quarta) com essa ADI porque passamos os últimos dias preparando uma peça consistente para que pudéssemos ter a maior quantidade possível de argumentos técnicos para sensibilizar o ministro Alexandre de Moraes. Estamos pedindo a liminar para que esse decreto não entre em vigor e deixe, inicialmente, de fora os produtos da ZFM”, afirmou o governador Wilson Lima após a audiência no Supremo.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7