Brasília Amapá |
Manaus

Wilson Lima recebe prefeitos de Manacapuru e Urucurituba para discutir demandas dos municípios

Compartilhe

O governador do Amazonas, Wilson Lima, recebeu nesta quinta-feira (14/02), os prefeitos de Manacapuru, Beto D’Angelo, e de Urucurituba, José Claudionor. Entre os assuntos discutidos estão demandas nas áreas de educação, saúde, segurança, infraestrutura e produção rural.

Em Manacapuru, município da região metropolitana de Manaus, o Governo, por meio de uma comissão crida no âmbito da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), já está fazendo um levantamento de todos os contratos e convênios de obras, como a da rodovia AM-070.

“A gente está estudando como nós vamos fazer para retomar essas obras, levando em consideração a questão técnica, a chuva, que nesse período é muito forte, muito intensa, e o orçamento. A rodovia AM-352  já está em obras por conta de uma ponte que caiu. E esse trecho a gente deve entregar nos próximos 30 dias. Há a questão também da  rodovia Manoel Urbano, que só deve ficar pronta no ano que vem. São necessários, pelo menos, mais dois verões pra que efetivamente essa obra seja concluída”, afirmou o governador.

Na área da saúde, a reforma e ampliação do Hospital da Maternidade Cecília Cabral devem ser retomadas. Para Beto D’Angelo, a aproximação entre Prefeitura e Governo do Estado vai facilitar as ações no município.

“Saio daqui com a esperança renovada de que a gente possa retomar essas obras muito em breve. Tem sido discutido com toda a Câmara Municipal para que não paire dúvida, para que cheguem à comunidade nossos pleitos, nossas necessidades”, disse o prefeito.

Já em relação à segurança pública, Manacapuru está sem Guarda Municipal. A prefeitura tem trabalhado na realização de um concurso e, assim que o certame for concluído, o Governo, por meio da Polícia Militar, deve treinar o efetivo com a intenção de ser incorporado ao sistema de segurança pública. Além disso, Manacapuru tem hoje 10 câmeras de monitoramento de segurança que, segundo o prefeito, contribuíram na redução da criminalidade. A ideia é integrar as câmeras ao sistema de monitoramento do estado.

Na área ambiental projetos vão ser desenvolvidos na RDS do Piranha, como manejo de jacaré e treinamento de comunitários para atuar no turismo e na pesca esportiva, atividades que crescem na região. Além disso, o governador anunciou a liberação do pagamento dos produtores de juta e malva.

“Já autorizamos o pagamento da subvenção da juta e da malva referente a 2015 e 2016.  A gente tá só dependendo de alguma documentação por parte desses produtores para que possam ser beneficiados. E já estamos dando continuidade nos projetos para que os pagamentos dos anos anteriores sejam feitos”, garantiu Wilson Lima.

Urucurituba – O prefeito de Urucurituba, José Claudionor, também apresentou ao governador Wilson Lima as principais demandas do município, como reforma e ampliação de quadras poliesportivas, reforma de escolas, aquisição de equipamentos para produção rural, apoio para recuperação da malha viária e a construção da segunda etapa da orla da cidade.

O governador adiantou que as reformas necessárias nas escolas estaduais já foram incluídas na agenda da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino. E que as outras necessidades demandadas vão ser avaliadas pelas demais secretarias.

Na área de segurança pública, o município tem se dedicado à implantação da Guarda Municipal e o trabalho em parceria com a Polícia Militar. O secretário de segurança pública, coronel Louismar Bonates, disse que a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) está disposta a dar o apoio necessário para que o município também consiga recursos federais.

“Nós estamos disponibilizando, inclusive, o nosso setor de planejamento para que a gente possa ajudá-los a buscar recursos do Governo Federal, através do Susp e da Senasp. Está sendo, realmente, muito proveitoso. Nós temos certeza que esse trabalho desenvolvido pelo governador Wilson vai nos dar tranquilidade para trabalhar de forma mais integrada e racionalizando os meios”, disse o secretário.

Outro assunto discutido foi o saneamento básico. Urucurituba está na lista dos municípios que receberão investimentos por meio de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Isso vai viabilizar, por exemplo, o acesso à água potável em comunidades com esse tipo de problema.

Por último, prefeito e vereadores solicitaram atenção do estado quanto à obra do hospital do município. Atualmente, os pacientes de Urucurituba são atendidos em Itacoatiara. “O hospital foi desativado em 2014, pra uma reforma. Então, o nosso maior problema no município, hoje, é o hospital. Ou a reforma do que está ou a construção de um novo, é o que a gente quer”, disse José Claudionor.

O governador Wilson Lima afirmou que o contrato da obra do hospital está entre os que serão revistos pela Seinfra. “Por isso é importante o diálogo. A cada dia de agenda com os prefeitos eu vejo o quanto a aproximação é importante. Temos que discutir tudo, de forma técnica. Eu não tenho nenhum interesse em impedir obras no interior. Se tem viabilidade técnica, e está dentro do orçamento, tem que sair, para o bem da população”, declarou Wilson Lima.

As reuniões contam com a participação de secretários das mais diversas áreas do governo como: educação, saúde, segurança pública, meio ambiente, infraestrutura e assistência social. Cada pasta tem feito um levantamento dos dados sobre sua área nos municípios do interior.

Fotos: Diego Peres /Secom


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7