Brasília Amapá |
Manaus

Voto impresso será implantado em 376 urnas para eleição deste ano no Amazonas

Compartilhe

Amazonas – Na quinta-feira, 3, foi aprovada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) onde será implantado o voto impresso de forma gradual a partir das eleições 2018 em 376 urnas no Amazonas. O objetivo é usar o voto impresso para verificação pública de uma parte da votação registrada nas urnas eletrônicas.

De acordo com a resolução, a distribuição dos módulos de impressão ocorrerá de forma proporcional ao eleitorado em cada Unidade da Federação. Desta forma, caberá aos Tribunais Regionais Eleitorais definir, no período de 23 de julho a 31 de agosto, as seções eleitorais que receberão os equipamentos.

Segundo a resolução, a Corte deve realizar uma verificação pública, aberta a qualquer interessado, dos resultados de parte da eleição, captados em determinadas urnas eletrônicas com os votos impressos emitidos delas.

Novidade nas eleições deste ano, o voto impresso deverá ser implantando em cerca de 30 mil (5%) das 600 mil urnas eletrônicas a serem usadas na votação, na qual o eleitor escolherá presidente, governador, senadores, deputados, prefeito e vereadores.

No Amazonas, de acordo com o TRE-AM, o sistema vai ocorrer em cerca de 5% das urnas do estado. O novo presidente do TRE, desembargador João Simões, disse o projeto demandará recursos tecnológicos, mas que vai acatar, na medida do possível, a determinação do TSE.

Votos verificados
Nem todas as urnas com impressoras terão os votos verificados, apenas uma parte. Caberá ao TRE local divulgar, 20 dias antes do primeiro turno, local, data e hora da verificação, que será feita até 4 dias após a votação. As urnas com impressoras que terão os votos conferidos serão escolhidas dois dias após a votação.

De acordo com o TSE, a viabilização do voto impresso atende ao disposto na Lei nº 13.165/2015, aprovada pelo Congresso Nacional. A implantação gradual do que estabelece a norma é, de acordo com o presidente do TSE, ministro Luiz Fux, “um reflexo das contingências que cercam o tema”.

Assessoria de Imprensa


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7