Brasília Amapá |
Manaus

Vereador propõe criação de documento de identificação para ostomizados em Manaus

Compartilhe

Manaus – O vereador Alonso Oliveira deu entrada em dois Projetos de Lei (PL’s) para beneficiar os ostomizados em Manaus, na manhã desta segunda-feira. A primeira proposta cria um documento de identificação para os pacientes. Já o segundo projeto institui a data de 13 de fevereiro como dia para incentivo às ações voltadas para este público na capital amazonense.

De acordo com o PL No 379/2019, fica garantido, no âmbito do município de Manaus, o documento de identificação às pessoas ostomizadas. Ainda segundo o projeto, a expedição do documento de identificação será atribuição da Associação dos Ostomizados do Estado do Amazonas (AOEAM)

Já o PL 378/2019 institui no calendário oficial de Manaus, o “Dia Municipal dos Ostomizados”, a ser comemorado anualmente no dia 13 de fevereiro. Na data, a prefeitura poderá apoiar eventos ligados a comemoração da data criada, inclusive autorizando o uso dos espaços públicos para atendimento, orientação e conscientização das pessoas ostomizadas.

Hoje, Manaus possui aproximadamente 1,5 mil pessoas ostomizadas. “O documento de identificação, especificando a deficiência, beneficiará na medida em que será suficiente apresentar o item, sem a necessidade de passar pelo constrangimento de mostrar a bolsa, sendo essencial para garantir qualidade de vida aos pacientes. O mais importante é evitar o constrangimento dessas pessoas”, disse o vereador.

Para a criação da do dia comemorativo, Alonso argumentou que a data visa chamar a atenção da sociedade e enaltecer a relevante necessidade de reconhecimento e atenção que os ostomizados precisam, bem como homenagear o relevante trabalho que vem sendo realizado pela AOEAM.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7