Brasília Amapá |
Manaus

Urgente: FAB anuncia envio de aviões para resgate de brasileiros na Ucrânia

Compartilhe

Brasil – A Força Aérea Brasileira (FAB) comunicou neste sábado, 26, que tem duas aeronaves preparadas para possível resgate de brasileiros refugiados da Ucrânia. Os aviões são modelo KC-390 Millennium, segundo a FAB.

Atualmente, as aeronaves estão em Anápolis (MG). Por ora, o Ministério das Relações Exteriores não revelou como e quando a evacuação dos brasileiros será feita. O Poder Executivo monitora com preocupação a guerra na Europa.

Segundo o governo federal, o transporte já foi utilizado em outras missões humanitárias: uma de assistência a vítimas da explosão em Beirute, capital do Líbano, em 2020; e outra no pós-terremoto de agosto de 2021, no Haiti.

O governo russo intensificou neste sábado, 26, o ataque à capital da Ucrânia, Kiev, na tentativa de tomar a cidade. O cerco já dura três dias e faz parte da invasão ordenada pelo presidente Vladimir Putin no meio da semana.

Na manhã de hoje (tarde na Ucrânia), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, informou que resiste ao avanço das tropas inimigas e que segue no controle da cidade. “Vamos vencer”, disse o chefe do Executivo, no Twitter.

Segundo um relatório de inteligência do governo britânico, as forças russas estão a 30 quilômetros do centro de Kiev e as Forças Armadas Ucranianas seguem resistindo à invasão em vários pontos do país.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7