Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Toni Cunha ultrapassa Chamonzinho na disputa eleitoral em Marabá

Compartilhe

Brasil – A pesquisa realizada pelo Instituto Ampla Pesquisa de Opinião Pública, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o Nº PA-06003/2024, liberada para publicação neste sábado (14/9/24), mostra o candidato bolsonarista Toni Cunha (PL), liderando pela primeira vez a corrida eleitoral para prefeito de Marabá, cidade localizada no sudeste do Pará, na disputa eleitoral de 2024.

Segundo o Instituo Ampla, na pesquisa espontânea, Toni Cunha lidera com 29,5% dos votos válidos. Ele vem seguido por “Chamonzinho” (MDB) com 27,5% e Dirceu Ten Caten (PT) com 6,3% das intenções de votos. Já 27,5% não sabem em quem votar; 0,5% não responderam; 4,4% estão indecisos e 4,4% votariam em branco ou anulariam o voto no dia 6 de outubro de 2024. A quantidade de pessoas que não sabem em quem votar ainda é considerado bastante alto em Marabá no levantamento em que o nome dos candidatos não é mostrado para o eleitor entrevistado.

Na pesquisa estimulada, aquela que mostra para o entrevistado o nome dos candidatos, Toni Cunha lidera com 39,4 % dos votos válidos, seguido por “Chamonzinho” com 39% e Dirceu Ten Caten com 9,4 % das intenções de votos. A quantidade de pessoas que não sabe em quem votar ficou em 5,5%; 0,4% não responderam; 3,3 % estão indecisos e 3,1 % votariam em branco ou anulariam o voto. Neste recorte, a situação está mais definida porque os 27,5% dos eleitores que não sabiam em quem votar na pesquisa espontânea caiu para 5,5% das intenções de votos.

No quesito “definição de voto”, 67,3% dos eleitores não mudariam seu voto de jeito nenhum, mas 29% ainda poderão mudar de candidato até o dia da eleição. Destes, 29,5% dos eleitores de “Chamonzinho” poderão mudar o voto, porém 68,6% consideram sua escolha definitiva. Já 21,9% dos eleitores de Toni Cunha poderão mudar o voto, mas para 76,8% deles não mudariam o voto de jeito nenhum. Entre os eleitores de Dirceu Ten Caten, 32,0% poderão mudar de lado, todavia para 64% a decisão de votar no candidato petista é definitiva.

A pesquisa do Instituo Ampla mostra que a gestão do prefeito Tião Miranda (PSD) é aprovada por 69,3% da população e desaprovada por 22,1% dos eleitores. Em Marabá, a gestão do governador Helder Barbalho (MDB) é aprovada por 62,0% e rejeitada por 31,3% dos eleitores. Já a gestão do presidente Lula (PT) é aprovada por 41,3% e desaprovada por 53,4% dos votantes. Este recorte eleitoral mostra que a vontade do eleitor de Marabá não mudou muito desde a eleição do dia 30 de outubro de 2022.

Dados da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 a 12 de setembro de 2024 com 800 entrevistados e apresenta o nível de confiança de 95%. A área física da pesquisa abrangeu 72 pontos, sendo distribuídos entre as áreas de moradia (cidade e interior) e em 8 regiões de dispersão geográfica de Marabá, a saber:

1 – MORADA NOVA: Abrange o Distrito de Morada Nova e Residencial Jardim do Éden.

2 – SÃO FELIX: Abrange o Distrito de São Felix Pioneiro, São Félix I, II, III, Francolândia, Novo Progresso, Residencial Tiradentes e Residencial Tocantins.

3 – NOVA MARABÁ: Compreende os bairros Alzira Mutran/KM 7, Araguaia, Nossa Senhora Aparecida, Cidade Jardim e conjunto de folhas 5 a 35.

4 – VELHA MARABÁ: Abrange os bairros Santa Rita, Santa Rosa, Comércio/Centro e Francisco Coelho.

5 – CIDADE NOVA: Abrange os bairros Amapá, São João, Jardim Bela Vista, Jardim Imperial, Castanheira, União, Newton Miranda, Liberdade, Jardim Vitória, Independência, Bom Planalto, Da Paz, Laranjeiras, Cidade Nova, Novo Horizonte, Novo Planalto, Carajás I, Carajás II, Carajás III, Belo Horizonte, Vale do Itacaiunas, São Miguel da Conquista e Filadélfia.

6 – INTERIOR PA-155: Abrange as localidades de Sororó e Monte Sinai e comunidades ao longo da PA 155 e suas mediações.

7. ESTRADA DO RIO PRETO: Abrange o primeiro trecho da Estrada do Rio Preto agrupando as localidades de Brejo do Meio, Santa Fé ou Vilinha e mediações.

8. CAPISTRANO DE ABREU: Abrange o segundo trecho da Estrada do Rio Preto agrupando as localidades Três Poderes, Vila União, Capistrano de Abreu e mediações, totalizando 800 entrevistas.


Siga-nos no Google News Portal CM7